14 Atletas disputaram o Paulista deste ano


20 de dezembro de 2016 | Notícias

Do elenco 8 atletas foram titulares no Paulista 2016. Técnico Tarcísio Pugliese vai comandar a equipe pelo 3a vez seguida na competição.

Há 15 dias o Ituano iniciou a preparação para o Campeonato Paulista. O trabalho físico nesta fase já está sendo realizado com bola. “Desde o primeiro treino foi inserido a bola. Em cima daquilo que o Tarcísio determina vamos montando nosso treinamento sempre com características diferentes. Ás vezes um pouco mais aeróbico, outro dia mais anaeróbico. Ás vezes um trabalho mais de força. O que diferencia é a intensidade e o volume de treinamento. E isso será durante toda a fase de preparação. Não posso aumentar muito o ritmo de trabalho neste início para não corrermos risco de lesão. Nós fazemos o controle pré-treino e pós-treino. Assim vamos fazendo um trabalho preventivo” explicou Rafael Cavenaghi, que assumiu o profissional neste ano. O trabalho com bola desde o início é muito bem vindo para os atletas. “A parte física é a que todo jogador não gosta. É a parte mais difícil. Ficamos 45 dias parados, e precisamos entrar em forma. Esta e a parte do treino muito importante e fundamental para entrarmos no ritmo e fazermos boa estreia no Paulista” disse o jovem Guilherme de apenas 21 anos.

No atual elenco são 14 atletas que disputaram o Paulista deste ano. O jovem lateral Renan ficou no banco em três jogos e o atacante Ronaldo retornou no fim da 1ª fase. Três atletas chegaram para a Série D (Arnaldo, Rodrigo Celeste e Morato), três jovens subiram na Copa Paulista (Mateus, Dener e Juliano Levak), Bassani retornou de lesão, dois subiram agora (goleiro Júnior e o lateral Luiz Henrique) e o volante Valfrido retornou de empréstimo. “Todo mundo se conhece. A base formada é mantida junta com alguns atletas que subiram da base. O Ituano faz isso muito bem e acho válido isso. Esse é um dos segredos do Ituano que tem disputado o Paulista na 1ª divisão sem susto. Temos um grupo experiente com bons valores da base aliando estes dois grupos” comentou o goleiro Fábio. Essa característica de elenco é observada na fase de preparação. “Lógico que os atletas que estão há mais tempo no profissional tem um lastro maior. Mas aqueles que subiram da base também vem bem preparados. Participaram de um campeonato longo e estão em boas condições. Não tiveram tempo longo de inatividade” explicou Rafael Cavenaghi.

A média de idade do atual elenco é de 24 anos. São 9 atletas que foram formados na base e o mais novo é o atacante Juliano Levak de 19 anos. Somente dois atletas tem mais de 30 anos que dá experiência e estabilidade ao grupo. O goleiro Fabio de 38 anos e o volante Guly que fará 35 anos agora no dia 31. “Nós respeitamos a idade e os atletas com mais idade temos que fazer um trabalho diferente quando é necessário. Eles são muito profissionais e querem trabalhar mais. Embora eles tenham um bom histórico como atletas, mas vamos respeitando as respostas do controle dos treinos” falou Rafael. “Acho interessante trabalhar assim com a base, se não se justifica manter as categorias de base. O Juninho trabalha bem isso. No elenco temos vários atletas que vieram nesta condição. Eu procuro passar experiência para eles. Já disputei 14 Paulistão. O Campeonato Paulista é muito difícil e eles sabem disso. É muito diferente do campeonato sub 20 que disputaram” explica Fábio que vai para sua terceira temporada no Ituano.

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP 

20/dezembro