A 2a Fase do Paulista da base começa na próxima semana


15 de julho de 2018 | Notícias

O Sub 20 realizou a 5a melhor campanha da 1a Fase. Tem o 3o melhor ataque e a 3a defesa menos vazada do Paulista. Como em 2014, o Ituano pode chegar longe.

O Ituano classificou as três categorias para a 2a Fase do Campeonato Paulista. Somente 14 clubes conseguiram este feito e estão entre os 32 melhores para a sequência da competição. Curiosamente os grupos do Ituano no Sub 15 e Sub 17 tiveram os três clubes nesta situação, comprovando o equilíbrio dos grupos nas duas categorias. Além do Ituano, São Paulo e Desportivo Brasil também classificaram em todas as categorias. Outra curiosidade é que dos 4 clubes grandes, o Santos não obteve a vaga no Sub 20. Esta foi a 4ª vez que o Ituano se classificou nas três categorias. As outras vezes foram em 2013, 2014 e 2016. Já para a 3ª Fase do Paulista, o Ituano classificou as três categorias somente uma vez. Foi no melhor ano do futebol do Ituano. Em 2014 o sub 20 chegou na semifinal, o sub 17 nas Oitavas de final e o sub 15 nas Quartas de final. Com boas campanhas nesta 1ª Fase, o Ituano poderá chegar longe outra vez. “O Ituano tem como foco o bom trabalho na base. Estamos conseguindo realizar boas campanhas. E muitos destes atletas são aproveitados na base. Nos dois últimos anos, um terço do elenco de profissionais foi formado na nossa base. Isto é fruto do bom trabalho. Esperamos continuar assim” comentou o gestor Juninho Paulista. A 2ª Fase começa no último final de semana de julho. A Federação deve confirmar a tabela nos próximos dias.

O Sub 20 é comandado pelo técnico Luiz Antônio que está na sua 5ª temporada na base do Ituano. Ele chegou justamente em 2014 quando levou o sub 15 até as quartas de final. Nos dois últimos anos, levou o Sub 17 até a 3ª Fase. Neste ano colocou o sub 20 como a 5ª melhor campanha da 1ª Fase. Com 33 gols marcados tem o 3º ataque mais positivo. Está atrás de Novorizontino com 41 gols e Palmeiras com 36 gols. E com 10 gols sofridos tem a 3ª melhor defesa. Atrás do São Paulo com 5 gols e do Novorizontino com 9. “Estou muito feliz com este elenco que ainda é muito jovem. Na equipe titular tem 7 atletas no primeiro ano da categoria. É um grupo com muito talento e dedicação. Estão todos de parabéns. Acredito no potencial deles” elogia Luiz Antônio que trabalhou com vários destes atletas no Sub 17 do ano passado. No grupo da 2ª Fase, o Ituano está junto com o Guarani, Rio Preto e Santo André. “É um grupo equilibrado. O Rio Preto tem um dos artilheiros da competição. O Guarani nos venceu na preparação. Sabemos de nossa responsabilidade pela boa campanha, mas temos que continuar jogando com os pés no chão. Vamos pensar primeiro em atingir a classificação. Este é o objetivo inicial. Como foi na fase anterior” lembrou Luiz Antônio.

No Sub 17 do técnico Zé Sérgio, o Ituano foi 2º colocado no grupo com 29 pontos e fez a 8ª melhor campanha entre os 67 participantes. O ataque com 61 gols marcados é o 3º mais positivo. Atrás de São Paulo com 66 gols e Palmeiras com 78 gols. Ainda tem Gabriel Martinelli como vice artilheiro com 18 gols marcados. Outro dado positivo do Ituano é que foi o mais disciplinado. Recebeu apenas 10 cartões amarelos na 1ª Fase. “Não imaginava conseguir tantos aspectos positivos ao término da 1ª Fase. Antes de assumir o time, assisti dois jogos do Ituano num torneio amistoso no Desportivo Brasil e fiquei preocupado. O que mudou o cenário foi a boa estreia com empate contra o São Paulo. Fiz algumas mudanças no meio campo. Fui conversando com eles, mexendo com o emocional deles e o time foi crescendo na competição. Temos uma boa equipe e um ataque difícil de ser parado. De alta qualidade com boas opções” comentou Zé Sérgio que estreou neste ano no Ituano e gosta de futebol bem jogado. “Eu peço para eles jogarem. Não tem que fazer falta ou reclamar. Minha carreira como atleta sempre foi assim. Por isso passo isso a eles” Na 2ª Fase o Ituano está no grupo com Ferroviária, XV de Piracicaba e Portuguesa Santista. Curiosamente os clubes de Araraquara e Piracicaba se classificaram nas três categorias e tem feito boas campanhas na base.

No Sub 15 do técnico Guilherme Bellangero, o Ituano foi 3º colocado do grupo com os mesmos 30 pontos do Desportivo Brasil. Perdeu pelo saldo de gols. A campanha também foi boa com a 8ª melhor posição no geral. O ataque com 32 gols marcados é o 8º mais positivo entre todos os clubes. Kauan Carioca é o artilheiro com 12 gols. Ele é o 5º da lista dos artilheiros. “Foi uma campanha acima da média. Traçamos uma meta de atingirmos 70% de aproveitamento nesta 1ª Fase. Passamos isso para o elenco e terminamos com 71%. Eles responderam muito bem apesar do pouco tempo de trabalho. É um grupo novo. O ponto alto deles é o equilíbrio. Utilizei 29 atletas e tive 19 titulares diferentes. Essa é a força do grupo” valorizou o jovem elenco Guilherme Bellangero que está no seu segundo ano no Sub 15. Na 2ª Fase está no grupo do Palmeiras, Bicampeão Paulista da categoria, Ferroviária e Amparo. “Uma vaga na teoria é do Palmeiras. Vamos brigar pela outra vaga com os outros dois. A Ferroviária sempre chega e o Amparo tem montado bons times” comentou Bellangero.

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP

15/julho