Com uma das melhores defesas, Ituano vai em busca de mais uma vitória


2 de março de 2018 | Notícias

Zagueiro Alison foi o segundo na escolha do Craque da Rodada. Defesa do Ituano está entre as menos vazada do Paulista.

O Ituano está entre os 7 clubes com as defesas menos vazada no atual Paulista. Sofreram 7 gols em 9 jogos. Desempenho igual a Palmeiras, Corinthians, Santos, São Paulo, Ponte Preta e Bragantino. O São Bento tem a defesa menos vazada com 6 gols. “Temos que exaltar o trabalho do Vinicius, que está sendo bem feito. Fazendo com que a gente mantenha um esquema de trabalho onde sai jogador e entra jogador a gente consegue manter esse esquema. Então temos que estar exaltando isso aí. É um grupo que vai buscar coisas boas nesse ano. Então esperamos que possamos conseguir os nossos objetivos. E continuar nessa batida. Sabemos que para conseguir os objetivos é necessário ter uma equipe sólida e compacta, porque isso vai facilitar para que o nosso ataque lá na frente possa estar fazendo os gols e nos ajudando” comentou o zagueiro Alison que foi indicado no último jogo para a escolha do Craque da Rodada pela Federação Paulista. “Isso é gratificante. Um reconhecimento do trabalho não só dentro do grupo, mas no Estado todo. Isso chega também através das redes sociais e vai bater no meu estado os elogios. De certa forma é gratificante, e faz com a gente tenha a certeza de que está no caminho certo e tentar continuar a percorrer esse caminho. A gente sabe que não pode se deslumbrar com nada, pois isso é momentâneo. O mais importante é o coletivo. Isso aconteceu devido ao grupo estar absorvendo bem ao que o Vinicius vem passando nas partidas. Isso faz com que os jogadores possam estar se destacando individualmente. O que eu sempre friso que o importante é o grupo se unir e se fechar em prol do Ituano. Isso irá fazer com que individualmente cada um possa estar se despontando e sendo elogiado. Isso aí irá nos colocar no caminho que estamos, que é trabalhar no dia a dia para conseguir os objetivos pelo clube” afirmou Alison que foi o sexto atleta do Ituano indicado em 9 rodadas.

A defesa do Ituano teve várias duplas no campeonato. O Leo jogou as 9 partidas. Formou dupla com Alison em 4 jogos. Ricardo Silva jogou 6 partidas e o jovem Fellipe entrou em um jogo. É que em 4 partidas, um zagueiro teve que deixar o gramado por lesão ou por cartão. Mesmo assim o bom nível técnico não foi prejudicado. Isso deixa muito feliz o técnico Vinicius Bergantin que foi zagueiro. “Bastante. A gente sabe o quanto é difícil o campeonato. As nossas vitórias contra o São Paulo e contra o Red Bull, foram com diferença por um gol. Este é o perfil do campeonato. São jogos apertados. Então ter uma defesa sólida, mesmo trocando os zagueiros que a gente tem, e até mesmo os volantes, isso dá uma confiança muito boa para a equipe. Lembrando que a parte defensiva sempre começou com Ronaldo, com Júnior Santos, com Anderson Aquino. Então é um prêmio. Lógico, o defensor e o goleiro saem de campo realizados quando não tomam gol ou quando veem esses números. Mas é mérito de todo o elenco que vem trabalhando muito bem em todos os quesitos. E a parte defensiva é o que mostra a força do nosso elenco” explicou Vinicius Bergantin. Os números da defesa do Ituano neste campeonato colocam esta equipe como a de segundo melhor desempenho do próprio Ituano em 24 Paulistas da Série A1. O time deste ano tem média de 0,77 gols por jogo. A melhor média da defesa do Ituano é do time de 2014 que conquistou o título com uma média de 0,57. Sofreu apenas 11 gols em 19 jogos.  

Curiosamente o técnico do Ituano de 2014 será o adversário neste sábado. O Ituano vai enfrentar pela primeira vez o técnico Doriva que começou a carreira na base do clube dirigindo o sub 17 até chegar ao profissional em 2013. Trajetória parecida do Vinicius Bergantin. “O Doriva é um cara que é unanimidade. Como pessoa, pai de família, ser humano excepcional e uma referência para mim. E aí entra também na parte profissional. Um cara que quando eu comecei aqui abriu as portas. Uma pessoa supersimples e humilde. Não é à toa que teve a história que construiu aqui no Ituano e depois a sequência da sua carreira. Eu acho que, até quando o juiz apitar, como os jogadores falam, um vai querer ganhar do outro. Mas o respeito vai sempre existir. Aprendi muito com ele. Mas têm duas instituições que querem a vitória. Tanto o Novorizontino quanto o Ituano. A gente conquistou dois bons resultados nos últimos jogos e queremos aproveitar essa onda da última semana para buscar aí na reta final a classificação” comentou Vinicius. O Ituano está em 2º no grupo A com 14 pontos. Faltando três rodadas, o time está dois pontos à frente do Bragantino. “A gente agora tem que manter o equilíbrio coletivo e o comprometimento de jogo que estamos tendo. Aproveitar o momento e tentar jogar de uma forma ofensiva. Ter mais a bola e criar mais chances de gol. A gente tem que usar essa situação que nos colocamos no campeonato. Não deixar cair 1% do nosso comprometimento defensivo e coletivo. A gente deve jogar mais leve, jogar mais solto, ter mais a posse de bola e mais finalizações nesses três últimos jogos” finalizou Vinicius Bergantin.

Acaz Felleger
Jornalista Mtb 19.426 SP

Miguel Schincariol
Fotografia

02/março