Definido o Paulista 2017. Ituano está no grupo do Corinthians


1 de novembro de 2016 | Notícias

Ituano vai disputar pelo 16o ano consecutivo o Paulista Série A1. É o clube do interior a mais tempo na 1a divisão.

Foi definido nesta terça o Paulista Série A1 2017. Com 16 clubes e 18 datas em três meses de disputa, a fórmula é semelhante dos últimos anos. São 4 grupos de 4 times que não se enfrentam no mesmo grupo. Portanto serão 12 jogos para cada clube e os dois melhores avançam para as quartas de final. Na fase de play off as disputas serão sempre em dois jogos. “Dentro das datas que a CBF disponibilizou para os estaduais, eu acho que é um encaixe perfeito. Acho que não teria outra forma de disputa com 18 datas. Os clubes do interior pleitearam 19 datas para fazer pontos corridos e aí classificariam 8 para jogar as semifinais e finais. Mas, eu acredito que foi um bom formato. Nós já estamos acostumados com esse tipo de disputa e não tem muito o que mexer dentro das 18 datas” comentou Juninho Paulista aprovando o sistema. Ele destaca ainda que também houve uma preocupação com a qualidade dos jogos tendo um espaço maior entre as datas. “Esse ano melhorou bastante. Foi um pedido nosso e a Cris, que é a diretora do departamento de competições, conseguiu espaçar um pouco. Principalmente as primeiras rodadas. Então, vamos ter três rodadas seguidas, domingo-quarta-domingo, mas as próximas rodadas são todas espaçadas. Isso é uma melhoria para o futebol. É qualificação de treinamentos. Vamos ter uma semana e vai dar o descanso para os jogadores. E os times não terão desculpas de cansaço entre um jogo e outro” explica o gestor do Ituano.

No sorteio, os times foram separados em 4 potes. Pote 1 com os 4 grandes. Pote 2 com os 4 clubes que se classificaram neste ano. O Ituano ficou no pote 3 com Ponte Preta, Novorizontino e Linense. No pote 4 os dois clubes que subiram e mais Botafogo e Ferroviária. Após o sorteio o Ituano ficou no grupo A com Corinthians, São Bernardo e Botafogo de Ribeirão Preto. “É um grupo difícil. Só que tem a vantagem de a gente fazer um planejamento de médio a longo prazo. O Botafogo e o São Bernardo vão disputar competições nacionais. Só que o Ituano, sem disputar uma competição de âmbito nacional, sem a garantia de disputa em 2017, já tínhamos feito um planejamento de longo prazo. Então, não vamos sentir tanto essa diferença. Porque já temos jogadores contratados a médio a longo prazo para uma suposta competição nacional. Só vamos interferir nas novas contratações, que aí os jogadores estarão cientes que o Ituano terá um campeonato de elite. Um campeonato de primeiro semestre” analisou Juninho. Coincidentemente o grupo do Ituano é parecido com o grupo de 2014 quando também tinha Corinthians e Botafogo.

A principal novidade para 2017 é o retorno do Torneio do Interior com os 6 clubes que não se classificarem para as quartas de final. Os dois rebaixados não podem disputar. Serão formados dois grupos de 3 times em turno único. O campeão de cada grupo disputa a final e uma vaga para a Copa do Brasil 2018. “Eu gostei. Acho que beneficia a todos. Dos 16, 8 se classificarão. Então terão a oportunidade de jogar pelo menos mais duas partidas com grandes públicos. E os dois, que possivelmente seriam os mais fracos do campeonato, caem automaticamente, que isso é normal. Aí tem esses clubes intermediários. Durante o campeonato, todos estarão lutando por algo. Isso é o que foi o bacana do formato do ano que vem” aprovou Juninho que também explica como serão definidos os três clubes classificados para a Série D de 2018. “As vagas da Série D serão definidas pela classificação geral ao término da primeira fase. São três clubes que se classificam à Série D. Ainda são três clubes também que se classificam para a Copa do Brasil. Duas vagas diretamente pelo Campeonato Paulista e uma vaga fica para o campeão do Interior”.

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.526 SP

1/novembro