Elenco está quase pronto


10 de janeiro de 2020 | Notícias

Lateral Jonas está de volta ao Ituano. Atacante Minho é mais um reforço. Semana que vem o elenco estará fechado.

O elenco do Ituano está praticamente fechado. Nesta semana foram anunciados mais dois atletas. O retorno do zagueiro Ricardo Silva de 27 anos que disputou o Brasileiro Série B pelo América Mineiro. Ele disputou os dois últimos Paulistas como titular pelo Ituano. São 22 jogos no total e em 2019 jogou as 14 rodadas. O outro é o meia atacante Gabriel Taliari de 22 anos que nasceu em Mococa. Ele começou no Radium, jogou no Capivariano, Água Santa, Athletico Paranaense e disputou a Copa Paulista pelo Mirassol. Ambos já se apresentaram ao técnico Vinicius Bergantin e iniciaram a preparação física. Os outros dois que chegaram há uma semana são o lateral direito Jonas que disputou o Paulista de 2019 como titular. Jogou 13 dos 14 jogos. E a chegada do atacante Minho, que foi campeão da Série B pelo Fortaleza em 2018 e que jogou em 2019 pelo São Caetano no Paulista e São Bento na Série B. “Quero primeiro agradecer a oportunidade. Um clube que está há 19 anos na primeira divisão do futebol paulista e é bicampeão. É um prazer estar vestindo a camisa deste clube que vem num crescente e conseguiu um calendário nacional. Eu creio que tudo isso motiva. Um clube organizado, que trabalha bem e tem projetos. Nós jogadores queremos projetos, e projetar a carreira num clube. Isso é muito importante para gente” afirmou Minho que nasceu em Salvador e começou sua carreira no Colo Colo de Ilhéus.

Enquanto alguns chegam pela primeira vez ao Ituano, outros preferem retornar ao clube porque se sente bem. “Me sinto em casa. É um lugar onde fui bem acolhido. A gente fez um bom trabalho ano passado. É como diz o ditado: ‘O bom filho a casa torna. Eu espero retornar igual como cheguei o ano passado e tentar ir mais longe” contou Jonas que disputou o Brasileiro Série C pelo Cuiabá. Para ele o Paulista Série A1 é um campeonato mais difícil e equilibrado. “A gente brinca entre os outros jogadores. O Paulista é um mini Brasileiro. Não tem jogo fácil. Logo de cara é o Palmeiras. Depois vem o Oeste, Botafogo. A gente procura trabalhar da melhor maneira possível para poder fazer um excelente Paulista. É como eu falei. Não tem jogo fácil” afirmou Jonas que completa em fevereiro 27 anos de idade. Até a próxima semana devem ser confirmados mais dois nomes e o elenco estará pronto. Sendo assim, como nos últimos anos, o Ituano terá um terço que permaneceu da temporada passada, um terço de reforços e um terço que retornou de empréstimo para clubes que disputaram a Série B em 2019.

Este grupo heterogêneo fisicamente, precisa de uma preparação especial para todos estarem no mesmo ritmo para a estreia do Campeonato Paulista dia 22 contra o Palmeiras.  “Primeira coisa é a conversa individual, sincera, olho no olho e logicamente utilizando recursos tecnológicos que o Ituano nos permite usufruir. Depois que se faz essa varredura de avaliações, de força, velocidade, salto, resistência, uma análise completa, a gente consegue compilar esses dados e começa a ter parâmetros daqueles que já estão muito próximo da média do grupo e daqueles que estão defasados. Aí se individualiza. Hoje a gente também tem um recurso humano que nos possibilita isso. Nós temos aqui o quadro hoje diretamente com dois profissionais da preparação física. Mas nós temos também os profissionais das categorias de base que estão sempre muito dispostos a ajudar. Então a gente consegue segmentar o trabalho para trazer mais rapidamente o atleta para o nível médio da equipe e tornar a equipe homogênea” explicou o experiente preparador físico Carlos Pimentel.

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP

10/janeiro