Ituano chegou a maioridade no Campeonato Paulista


30 de outubro de 2018 | Notícias

No ano que vem o Ituano completa 18 anos seguidos na Série A1. Em 2002 também foi o ano que conquistou seu primeiro título de campeão Paulista.

Quando jovem, todos querem chegar aos 18 anos. A maioridade dá direitos, mas também é complementada de deveres e responsabilidades. O Ituano no ano que vem vai disputar o seu 18o Campeonato Paulista seguido na Série A1. Neste século XXI somente 6 clubes disputaram 17 Paulistas e estão empatados. Além dos 4 grandes clubes, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, também a Ponte Preta. Estes 5 clubes não disputaram o Paulista 2002 conquistado pelo Ituano. Na época optaram por disputar o Rio-São Paulo. Este grupo de 6 clubes que pode ser complementado por 5 outros clubes que já conquistaram ou chegaram a uma decisão de Campeonato Paulista. Clubes como Botafogo, São Caetano, Novorizontino, Guarani e Bragantino. Com dois títulos conquistados, o Ituano sabe que sua responsabilidade aumentou para um campeonato ainda mais valorizado e equilibrado. São 16 clubes onde 11 já disputaram uma final. Se classificam 8 clubes para as quartas de final. E os dois últimos serão rebaixados.

O Ituano vai disputar seu 25o Campeonato Paulista, já que subiu a primeira vez em 1990. O sorteio do Conselho Arbitral colocou o Ituano no grupo D para 2019. Ao lado de São Paulo, Botafogo e Oeste. Desde 2014 quando está fórmula foi implantada, esta será a segunda vez que o Ituano está no grupo do São Paulo. A outra foi em 2015 quando o Red Bull ficou com a segunda vaga. Com o Botafogo de Ribeirão Preto o Ituano ficou no mesmo grupo duas vezes. No ano passado quando Corinthians e Botafogo avançaram de fase. E em 2014 quando o Ituano se classificou e eliminou o Botafogo nas quartas de final. Na 1a Fase o Ituano fará 12 jogos e voltará a enfrentar o Guarani de Campinas após 6 anos. A última vez foi em 2013 no empate em 2×2 no Novelli Júnior. Guarani e Oeste foram os clubes que subiram nesta temporada. Os adversários que o Ituano mais enfrentou no Paulista são Santos (28 jogos), Palmeiras (27 jogos) e Corinthians (24 jogos). A tabela dos jogos deverá sair até o próximo dia 20 de novembro.

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
30/outubro