Ituano está de volta ao G4 na Série C


30 de outubro de 2020 | Notícias

O prata da casa Guilherme fez um gol de ouro na vitória de virada contra o Brusque

A base da campanha do acesso no ano passado para a Série C foi o Novelli Júnior. Em 7 jogos da campanha, foram 6 vitórias e apenas um empate contra o Brasiliense ainda na 1ª Fase. Mesclado com um elenco que vinha do ano anterior, ainda participaram 5 atletas formados no próprio clube. O maior destaque foi o Gui Mendes. Três pilares como base da campanha. Embora invicto em casa, a sequência de 4 empates no Novelli Júnior contra Londrina, São José, Criciúma e São Bento, enfraqueceu a confiança de todos. Lembrando que a vitória na estreia contra o Tombense foi em Osasco. Na abertura da 13ª rodada, a vitória de virada, por 3×1 contra o líder Brusque e virtualmente classificado para a próxima fase devolveu a base sólida da força do Ituano. “Era isso que o time estava precisando. Era isso que o time estava merecendo. Meus cumprimentos a todos os atletas por esta vitória. Você sempre tenta fazer bons jogos, mas é difícil se não faz gol ou poucos gols. Se você não consegue matar o jogo, se não consegue vencer. Hoje estava 2×1 e fizemos o terceiro. Fomos muito competentes hoje numa jogada maravilhosa do Guilherme. Estávamos buscando esta performance com resultado. E com este número de gols. Disse na palestra que temos a convicção que estamos no caminho certo, mas para acontecer este tipo de vitória, precisávamos de muita coragem. E soubemos demonstrar isso na partida virando o placar. Estamos muito felizes com todos que jogaram e que participaram de alguma forma nesta vitória. Queremos nos fixar no G4” analisou o técnico Vinicius Bergantin. Com a vitória, o Ituano chegou a 17 pontos e subiu para a 4ª posição.

Dono da melhor campanha, o Brusque começou fazendo 1×0 logo com 4 minutos de jogo. Itinga aproveitou um cruzamento da direita para abrir o placar. O Ituano repetiu a fórmula dois minutos depois. O jovem Léo Duarte cruzou para Kadu empatar. O jogo começou com toda velocidade e os dois times buscando o gol. Aso 13, Paulinho Dias cobrou escanteio e Sueliton de cabeça virou o placar. O Ituano ainda teve chances de ampliar com Paulinho Dias, Taliari e Kadu. O Brusque também continuou muito perigoso. Principalmente nas cobranças de falta. Aos 43 a bola foi na trave e voltou para Mateus tirar para linha de fundo. No início do segundo tempo aconteceu uma pintura. O meia Guilherme recebeu passe de Paulinho Dias no meio campo. Ele passou por dois marcadores e na saída do goleiro, esperou ele deitar para chutar para as redes. Um golaço! Revelado na base, Guilherme começou em 2012 no sub 17. Naquele ano ele foi o artilheiro do time com 6 gols. No mesmo teve a primeira oportunidade no profissional. Mas ficou até 2014 no sub 20. Marcou 20 gols em 54 jogos. No profissional este foi apenas o seu 4º gol. “Sem dúvida é o gol mais bonito da minha carreira desde a base. Representa muito para mim. Este retorno, esta retomada do Ituano em entrar no G4. Passei por um momento muito difícil na minha carreira com lesão. Sem dúvida é o gol mais bonito e mais importante” lembrou Guilherme que foi emprestado ao Guarani e Oeste e retornou para esta Série C.

O gol foi construído com um incentivo e confiança do técnico Vinicius Bergantin que o conhece desde a base. “Esse é o meu ponto forte. Esse giro atrás do marcador. O professor Vinicius me pediu que eu ficasse naquele ponto. Quando girei e só vi o gol. O Vinicius me passa muita confiança. Eu estava decidido a passar por um, por dois, e ajudar a construir esta linda vitória” explicou Guilherme que foi ovacionado pelos companheiros e recebeu aplausos de quem estava presente no Novelli Júnior. Inclusive do campeão mundial Branco, atualmente diretor de base da CBF. “Sim! Eu escutei os aplausos. Dá para escutar. Fico até emocionado. É o reconhecimento do meu trabalho. Amo esta camisa. Amo a cidade de Itu. Amo o Ituano. Coroar com um belo gol não tem preço para mim” disse Guilherme. Ele foi o terceiro atleta lançado na base desde 2012. O técnico Vinicius Bergantin lançou mais três nesta Série C. Lohan, Brinquedo e contra o Brusque colocou o atacante Araújo, o 59º desta lista. Ele quase fez o 4º gol no último minuto do jogo. “Eu sou assim. O Ituano é assim. É um casamento para muito tempo. Eu entendo o perfil do clube e acho que estou também vivendo o sonho deles também. Assim como eu vivi este sonho em 98 e 99 quando tive as primeiras oportunidades. A gente sente quando o atleta está preparado e está buscando este primeiro passo. Fico muito feliz e orgulhoso de poder proporcionar o ato. Pois o merecimento é deles. Eu só coloco em campo com a confiança. Desde 2012 isso acontece. É o DNA do Ituano e vem dando certo. Não tem porque mudar. Fico muito feliz em poder participar destes números e acredito que o Ituano está no caminho certo. Desde a gestão do Juninho até agora na gestão do Paulo que vem fazendo uma gestão clara. O Paulo só proporciona melhorias para o nosso clube. As vezes as coisas demoram um pouco, mas a gente está com o mesmo pensamento e querendo fazer o Ituano maior” finalizou Vinicius.

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP

Miguel Schincariol
Fotografia

30/outubro