Ituano está confirmado na Série D deste ano


10 de março de 2017 | Notícias

O Ituano vai enfrentar novamente o Metropolitano de Blumenau na 1a fase.

A CBF confirmou o Ituano para o lugar do Guaratinguetá que pediu licença na FPF na atual temporada. Com problemas financeiros, o time do Vale do Paraíba caiu na temporada passada da Série C para a D no Brasileiro, e na Série A3 para a 4ª divisão do futebol paulista. Pelo regulamento do Campeonato Brasileiro, quando um time desiste, a vaga para a Federação Estadual deste clube. A Federação Paulista definiu o substituto pela campanha no Paulista do ano passado. No caso o melhor colocado sem vaga no Brasileiro foi o Ituano. Por isso recebeu o convite e a confirmação da participação neste ano. O departamento de competições inclusive já divulgou o regulamento, os 17 grupos e a tabela de jogos. O Ituano está no grupo 17 ao lado do Metropolitano de Blumenau/SC, PSTC de Cornélio Procópio/PR e São José de Porto Alegre/RS. O regulamento é igual do ano passado. Classificam os 17 primeiros colocados e 15 melhores segundos colocados para a 2ª fase. A partir daí a disputa será em sistema de play off. Nas fases 2ª e 3ª os confrontos serão regionalizados.

Este será o 16º Brasileiro que o Ituano vai disputar e a 4ª vez que vai disputar a Série D. O Ituano disputou 8 Séries C, 4 Séries B. Disputou na criação da Série D em 2009 quando o clube veio da Série C. Terminou em 35º e não passou da 1ª fase. Em 2014 chegou as 8as de final. Terminou em 12º. No ano passado chegou até as 4as de final quando perdeu o acesso para o CSA de Maceió que foi vice-campeão brasileiro. A boa campanha teve 12 jogos, 6 vitórias, 1 empate e 5 derrotas. Marcou 23 gols e sofreu 14. Marcão e Simião foram os artilheiros do time com 5 gols e Claudinho o principal garçom com 3 assistências.

O Ituano estreia contra o São José no dia 21 de maio. Os jogos só acontecerão nos finais de semana e a tabela ainda será desmembrada. Curiosamente o Ituano enfrentou no ano passado o Metropolitano de Blumenau na 1ª fase. Venceu os dois jogos. Em Santa Catarina por 2×0, gols de Claudinho e Marcão, e no Novelli Júnior por 5×0, com dois gols de Marcão, dois de Morato e um de Simião. O Ituano nunca enfrentou os outros dois adversários. São José de Porto Alegre e PSTC de Cornélio Procópio. Em 2014 e 2016 enfrentou os gaúchos Brasil e Caxias. Já do Paraná enfrentou nos dois anos o Maringá.

Confira abaixo a tabela da 1ª fase:

21/maio – ITUANO  x  São José
28/maio – PSTC  x  ITUANO
04/junho – Metropolitano  x  ITUANO
11/junho – ITUANO  x  Metropolitano
18/junho – ITUANO  x  PSTC
25/junho – São José  x  ITUANO

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP

Miguel Schincariol
Fotografia

10/março