Ituano está eliminado na Série D


25 de junho de 2017 | Notícias

Ituano perdeu no Passo D’Areia para o São José e foi eliminado do Brasileiro. A partir desta segunda feira começa a avaliação dos erros cometidos nesta temporada.

O Ituano foi a Porto Alegre sabendo que a vitória seria fundamental para se classificar a próxima fase na Série D. Depois de empatar dois jogos no Novelli Júnior em 0x0, a falta de gol poderia significar a eliminação. O empate poderia até dar a classificação, desde que o Metropolitano não vencesse. Deu tudo errado. O time de Blumenau venceu e garantiu a segunda vaga enquanto o Ituano se despede com uma derrota por 1×0. “Nós fizemos um jogo equilibrado e de igual para igual. Quando ficamos sabendo do resultado em Cornélio Procópio tivemos que colocar um time um pouco mais na frente com a entrada de Bassani no lugar do Jô, e o Everton junto com o Ronaldo mais na frente. Infelizmente não conseguimos transformar isso em gol. No contra-ataque ainda tomamos um gol. O time teve empenho e teve duas boas chances no começo do segundo tempo, mas não conseguimos fazer o gol” resumiu o técnico Vinicius Bergantin. O fato de jogar no gramado sintético não foi usado para justificar a derrota. “Não é desculpa, mas acaba sim favorecendo quem está acostumado a treinar e jogar neste tipo de campo. O quique da bola e o domínio da bola são diferentes. Influencia sim. A diretoria nos ajudou conseguindo o campo sintético para treinarmos em Araçariguama, mas que favorece quem já está acostumado não tenho dúvida” explicou Vinícius Bergantin. Nos outros dois jogos do São José no Passo D’Areia, a equipe gaucha conseguiu duas vitórias por 4×0 contra o Metropolitano e PSTC. O Ituano terminou o grupo 17 com 8 pontos e saldo zero. Marcou 4 gols e sofreu 4 gols. Depois de chegar nas 8as em 2014 e 4as de final no ano passado, o Ituano foi eliminado na fase de classificação.

O Ituano com a eliminação na Série D fica sem atividade no profissional nesta temporada. São 5 meses parado porque em novembro o time deve iniciar a preparação para o Campeonato Paulista e Copa do Brasil do próximo ano. “A partir desta segunda feira vou começar a pensar onde erramos. Não tem desculpa. Erramos sim, no planejamento, nas contratações e vamos pagar caro por estes erros. O prejuízo esportivo é grande porque ficaremos sem competição e com uma boa estrutura que temos. O prejuízo financeiro é imensurável. Tenho que assumir o erro. Mas é bom destacar também que era praticamente impossível segurar a maioria dos atletas que disputaram o Paulista. Os contratos terminaram e quase todos foram para clubes da Série A ou B. Era inevitável a saída de muitos” explicou o gestor Juninho Paulista. No elenco atual tem 12 atletas que chegaram para esta Série D. Dos outros 13 atletas, 8 foram formados no clube. “Aprendi bastante com os erros de avaliação na formação da equipe. Mesmo assim não perdemos a classificação aqui em Porto Alegre. Perdemos nos dois empates em casa. Foram estes resultados que nos tiraram da competição. Faltou competência” afirmou Juninho que lembra. “Tenho a obrigação de planejar melhor para a próxima temporada. Temos uma boa oportunidade no próximo ano porque além do Paulista temos a Copa do Brasil para disputar. E vamos buscar novamente uma classificação para a Série D” finalizou.

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
25/junho