Ituano está na final da Série C


6 de novembro de 2021 | Notícias

Com dois gols de Fernandinho e um golaço de Gerson Magrão, Ituano venceu o Botafogo PB e está na final.

O Ituano venceu o Botafogo de João Pessoa por 3×1 e confirmou a classificação para a final do Brasileiro Série C. O atacante Fernandinho fez dois gols na vitória. Este é o seu segundo doblete nesta competição. Mas o destaque em campo foi o experiente Gerson Magrão que fez as assistências para os dois primeiros gols e fechou o placar com um golaço por cobertura. Foi mais uma vitória incontestável, igual outras na campanha deste acesso conquistado pelo técnico Mazola Júnior. “Tivemos grandes jogos com boas vitórias como contra Figueirense e Paysandu em Belém. Eu acho que é uma continuidade e uma sequência. Foi a forma como encaramos este quadrangular. A gente vem numa sequência, embalamos e penso que com os pontos conquistados hoje, o Ituano está fazendo um campeonato espetacular. É uma das grandes equipes da competição. Vem mantendo uma regularidade duríssimo que joga a vida aqui. Vamos lembrar que neste quadrangular o Botafogo só tomou gol do Ituano. E logo. Tudo isso. Todos estes números vêm a provar a grande qualidade do time do Ituano. Temos tudo para coroar este grande trabalho com a cereja do bolo que é o título” comentou o técnico Mazola Júnior. A final será contra o Tombense sendo o primeiro jogo em Tombos, na zona da mata mineira. E o jogo final no Novelli Júnior.

Com 7 minutos, Mancini antecipa ao ataque do Botafogo, recupera a bola e toca para Gerson Magrão. Rapidamente ele enxerga Fernandinho se deslocando por trás do zagueiro e faz um passe preciso. Fernandinho com um toque fez 1×0. Aos 34 Fernandinho cobra escanteio curto para Gerson Magrão que devolve. Fernandinho ajeita e surpreende o goleiro Felipe chutando rasteiro no canto. Aos 39, quase Magrão faz um golaço batendo colocado de fora da área. O Botafogo voltou melhor para o segundo tempo e fez o seu gol aos 5 minutos. Mas aos 17, Gerson Magrão fez uma pintura. Após cruzamento de Pacheco que completou 100 jogos pelo Ituano, o goleiro Felipe cortou com um soco. Magrão rápido no raciocínio, e precisão na sua canhota, bateu de primeira, por cobertura, e fez um golaço. “Sou suspeito para falar deste atleta. Trabalhei com este jogador 5 vezes. Conheço ele muito bem. Quando cheguei no CRB em 2015 o Gerson estava um ano parado. Foi um problema contratual que ele teve com o Sporting de Portugal. Estabelecemos a partir dali um relacionamento profissional muito sério. É um jogador com características que sempre quis ter nas minhas equipes que é um volante canhoto. Todas as vezes que ele trabalhou comigo seu aproveitamento foi muito parecido que ele está tendo aqui no Ituano. Ele é um jogador que eu conheço. E tem as características ideais para aquela função que acho primordial para o modelo de jogo que eu uso” explicou Mazola.

Após duas fases da Série C e 24 jogos, mas ainda faltando dois jogos do outro grupo, o Ituano tem a melhor campanha. Conquistou 46 pontos e com 13 vitórias. E tem o ataque mais positivo com 33 gols. Na final vai enfrentar o Tombense de Minas Gerais que fez a 4ª melhor campanha com 37 pontos e 9 vitórias. Se o ataque do clube mineiro marcou 29 gols, sua defesa sofreu apenas 19 gols em 24 jogos. É a terceira menos vazada entre os clubes que chegaram a segunda fase. “É um grande time!  Muito bem treinado. Mecanismos muito bem ajustados. Vai ser uma grande final. Um adversário duríssimo que ganhou os três jogos fora neste quadrangular. Encarou ambientes hostis e muito duros e venceu. E nós teremos uma viagem complicadíssima. Uma logística dificílima. Vamos nos preparar muito bem para coroar este trabalho com o título” afirmou Mazola Júnior. O Tombense venceu 4 jogos na competição fora de casa. O Santa Cruz na 1ª fase, e Ypiranga, Novorizontino e Manaus nesta fase. Já o Ituano tem 5 vitórias fora de casa. Na 1ª fase venceu Mirassol, Oeste e Figueirense, e nesta 2ª fase venceu Botafogo PB e Paysandu. O fator casa talvez não pese nesta final equilibrada. A CBF deve confirmar nesta segunda as datas dos dois jogos finais.

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP

Fernando Roberto
Fotografia

6/novembro