Ituano está nas 4as de final da Série D


20 de agosto de 2016 | Notícias

Ituano jogou com a vantagem e garantiu a vaga na próxima fase. Agora enfrenta o CSA de Maceió com o primeiro jogo no próximo final de semana no Novelli.

O Ituano está classificado para as quartas de final da Série D mesmo perdendo POR 1X0 para o Internacional de Lages em pleno Novelli Júnior. A vaga foi garantida na grande vantagem que o time conquistou em Santa Catarina ao vencer por 5×3. O Ituano tinha força máxima para a partida, e não conseguiu jogar como nas outras partidas em casa. “É um resultado que provoca duas situações. É bom, mas deixa o time mais relaxado. Estávamos falando entre nós sobre isso e o cuidado que deveríamos ter. Felizmente conseguimos reagir e nos classificar. Não ganhamos o jogo. O importante é que passamos. Tomamos o gol e ficamos muito mais concentrados” concordou o experiente Guly. O técnico Tarcísio Pugliese durante a semana trabalhou neste aspecto e chamou atenção do grupo para evitar esta mudança de comportamento. “É difícil você controlar isso. É uma situação intrínseca do ser humano. Num momento que você tem uma situação favorável, por mais que você cobre e converse. Por mais que você de um alerta para os atletas é difícil mudar esta postura” explicou. O Ituano é difícil perder em casa. Tanto que foi a primeira derrota na Série D em 5 jogos no Novelli e a terceira derrota em 16 jogos na atual temporada.

Apesar da queda de temperatura no sábado, 5.281 torcedores compareceram ao Novelli Júnior para ver a classificação do Ituano. O que viram logo com 3 minutos de jogo assustou. Numa cabeçada despretensiosa de Parrudo, a bola foi na trave e caiu dentro do gol, surpreendendo o goleiro Diego. O Ituano procurou reagir com chutes de fora da área. Primeiro com Simião para defesa do goleiro. Depois com Guly em duas finalizações que passaram perto. Disputando cada bola no meio campo, Guly procurou acordar o time. “Eu fiz isso para chamar atenção da partida. Eu sim, gosto de fazer isso. Procurei mostrar para meus companheiros que tinha que esquecer o jogo da ida e que tínhamos uma vantagem. Era um jogo normal como os outros. Foi uma atitude que eu tive e espero ter ajudado meus companheiros” disse Guly. O Ituano criou diversas oportunidades para empatar. Com Morato cobrando falta ainda no primeiro tempo. Com Guilherme acertando um belo chute por cobertura que quase o goleiro lageano aceitou. E principalmente numa pancada de Simião onde a bola explodiu na trave. O empate não veio. E só a vitória mudaria a situação para a próxima fase. O Ituano fará o primeiro jogo das quartas em casa e vai decidir fora de casa.  “Não muda nada o nosso planejamento. Nós tivemos boas experiências tendo que decidir fora de casa como na Copa do Brasil no ano passado contra Joinville e Goiás e até mesmo na Copa Paulista contra o Mirassol. A gente conseguiu fazendo ótimos jogos em casa para decidir fora de casa. Não vai mudar nosso planejamento” lembra Tarcísio. O próximo adversário será o CSA de Maceió que eliminou o Altos do Piauí.

COPA PAULISTA – ITUANO E PAULISTA FICARAM NO EMPATE SEM GOLS

Jogando neste domingo pela manhã debaixo de chuva no Novelli, o Ituano não conseguiu a reabilitação na Copa Paulista e ficou no empate sem gols diante do Paulista. A equipe criou poucas oportunidades claras de gol e parou nas inúmeras faltas do rival de Jundiaí. Com um time muito mais experiente, o Paulista mais uma vez conseguiu impedir o toque de bola dos jovens atletas do Ituano. “Nós procuramos propor o jogo desde o início. Eles têm dois volantes muito experientes como Rafael Fefo e Fabio Gomes, eles usaram muito as faltas táticas para parar o jogo. Fica minha decepção com a arbitragem que não puniram como deveria. Nós já sabíamos que jogariam assim. Corremos esse risco de uma forma controlada e fica o gostinho amargo do empate porque sabíamos que poderíamos ter saído daqui com a vitória” analisou o técnico Vinicius Bergantin. Mesmo não conseguindo a vitória, o Ituano voltou ao G4 com 10 pontos. O São Paulo foi derrotado em Campinas pelo Red Bull em Campinas e caiu para a 5ª posição. No próximo domingo, o Ituano volta a jogar em casa contra o Juventus. A vitória é fundamental para buscar a classificação para a próxima fase da Copa Paulista. “Sem dúvida. Temos o foco principal na Série D para o jogo no sábado. Mas quando terminar esta partida estaremos todos pensando no jogo contra o Juventus para brigar forte para se classificar” afirmou Vinicius Bergantin.

 

Acaz Fellegger
Jornalista mtb 19.426 SP 

Miguel Schincariol
Fotografia

Atualizado
21/agosto