Ituano está pronto para a estreia do Paulista 2020


21 de janeiro de 2020 | Notícias

Ituano manteve a espinha dorsal de 2019. São 6 titulares do último Paulista e 9 reforços.

O Ituano vai disputar o seu 26º Paulista e o 19º seguido na Série A1. Mesmo com um elenco que manteve a base de 2019, com 7 retornos de empréstimos, o a ansiedade pela estreia sempre existe. “Toda estreia gera este frio na barriga, Ainda mais contra uma das melhores equipes do País. Trabalhamos fortes nesta preparação para fazer uma boa estreia e de degrau a degrau buscar a classificação” afirmou o goleiro Pegorari que jogou as 28 partidas do ano passado como titular. No Paulista e na Série D. “Comentei isso com os atletas. Estamos treinando com uma tensão muito boa. Quando passa do ponto não é legal. Mas se fica no marasmo, não é bom. Então estamos treinando com uma cobrança interna boa. A estreia é sempre mais tensa. Ainda mais quanto um time grande. Sabemos deste peso. Por outro lado, temos um grupo bastante equilibrado e a disposição. Estou contente com o nosso trabalho até agora. Esperamos fazer uma boa estreia e um grande campeonato” comentou o técnico Vinicius Bergantin. O capitão Correa concorda. “Tudo em excesso é prejudicial. Claro que há ansiedade numa estreia, principalmente contra uma grande equipe do País, mas tudo tem que ser controlado”.

O Ituano terá 6 titulares do Paulista do ano passado. E ainda conta com outros 6 titulares da Série D. O elenco já se conhece e recebeu 9 reforços. Foi mantido a filosofia dos últimos anos com aproveitamento da base, uma espinha mantida e reforços pontuais. “Temos características muito boas. Uma mescla de jogadores de velocidade com jogadores mais técnicos. O retorno de atletas que estavam emprestados pois já conhece o clube e a nossa maneira de trabalhar. Então vejo o Ituano com um elenco muito equilibrado. Nenhum treino, uma equipe sobressaiu muito da outra” explicou Vinicius Bergantin que vai para o seu terceiro Paulista no comando do Ituano. Na 12ª rodada ele se tornará o recordista do clube como técnico do clube na 1ª Divisão. “Não trabalho para bater recordes e alcançar marcas. Mas é um motivo de orgulho sim. Quando mais vou alcançando estes números, mais a responsabilidade aumenta. Este é o meu terceiro Campeonato Paulista no Ituano onde tenho uma grande identificação muito grande com o clube e a cidade. Não podemos deixar passar nenhum detalhe. Temos que procurar crescer na profissão e fazer sempre o melhor” afirmou Vinicius Bergantin que iniciou a carreira de zagueiro no sub 15, foi capitão do título de 2002 e retornou ao Ituano em 2012 para iniciar a carreira de técnico no sub 17.

O Ituano volta a estrear em casa contra um dos 4 grandes após 27 anos. A única vez foi na abertura do Paulista de 1993 contra o Corinthians, quando perdeu por 1×0. Contra o Palmeiras, no Novelli Júnior, o Ituano já fez 14 jogos pela competição. Venceu 5 vezes, empatou 4 e perdeu 5. Apesar do equilíbrio dos números, o técnico Vinicius alerta para a qualidade do Palmeiras. “A gente olha os jogos do adversário. Os nossos jogadores também viram os jogos. Também temos um departamento de análise muito competente que vai passar todos os detalhes para nós. Vamos enfrentar uma das melhores equipes do Brasil e da América do Sul. Temos que ter toda atenção, fazer um jogo bem sólido para conquistar o resultado” disse Vinicius Bergantin. O capitão Correa vai reencontrar seu ex-clube e pede a presença do torcedor do Galo de Itu. “É sempre especial reencontrar o Palmeiras. Foi uma época especial de minha vida. Foram mais de 200 jogos com esta camisa. E nesta quarta, o torcedor do Ituano tem todos os motivos para vir ao Novelli Júnior. Pelo bom ano que tivemos em 2019 e com o acesso para a Série C. É uma estreia contra um grande clube. Temos expectativa de um bom público e isto é bom. Queremos casa cheia. É melhor jogar com a presença do torcedor” afirmou Correa.

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP

Miguel Schincariol
Fotografia

21/janeiro