Ituano estreia na Série D vencendo o São José RS


21 de maio de 2017 | Notícias

Debaixo de muita chuva e campo encharcado, o Ituano enfrentou as dificuldades e estreou com vitória. Um dos 9 estreantes, o atacante Everton fez um golaço.

Estrear com vitória na Série D era importantíssimo. Havia previsão de chuva no domingo e com um elenco novo, muitos atletas estreariam contra o São José de Porto Alegre neste domingo no Novelli Júnior. A vitória veio por 2×1, mas em condições muito piores. Desde quinta feira não parou de chover em Itu o que prejudicou a revitalização do gramado após a disputa do Paulista. Para piorar, o volante Rodrigo Celeste recebeu cartão vermelho direto aos 26 minutos de jogo. “Pelo desenvolvimento do jogo, nós defendemos muito mais com um homem a menos e conseguimos contra atacar. Nós podemos avaliar até a expulsão. Depois mudou a característica do jogo ainda mais com a chuva. O que tentei passar para eles era tranquilidade. Independente da estreia. Que eles fizessem o que nós treinamos nestes dias e conseguiram fazer isso. Veio um algo a mais por causa do jogo. Mas não é fácil começar com 7 jogadores que nunca jogaram juntos e depois entraram mais dois. No fim o resultado final foi importante para dar confiança para todos nós” comentou o técnico Roque Júnior. A vitória começou pelo zagueiro Leo, o mais antigo do elenco. “Jogando dentro de casa não podíamos tropeçar aqui. Independente de campo e chuva. A gente tinha que vencer. Conseguimos a vitória e agora vamos partir para uma sequência boa na competição” comentou Leo que chegou na base em 2011. O outro gol foi marcado pelo estreante Everton. “Num campeonato curto, em casa você tem que ganhar todos os pontos. E se possível conquistar alguma vitória fora. Trabalhamos hoje com muita vontade e superação. Acredito que vamos chegar longe” comentou Everton que marcou um golaço.

O Ituano foi a campo com 7 estreias. Goleiro Oliveira, laterais Rafael Cruz e Jonathan pela esquerda, zagueiro Alison, volante Jô, meia Pedrinho e o atacante Pingo. Completaram o time titular o zagueiro Leo, Rodrigo Celeste no meio, Bassani na criação e Ronaldo no comando de ataque. O Ituano começou pressionando e no segundo escanteio saiu o gol. Pingo cobrou da esquerda e Leo subiu para marcar de cabeça aos 7 minutos de jogo. “Fico feliz por voltar marcar gol pelo Ituano. Sempre que possível ir para a área estarei indo. Se possível pensando sempre em marcar gol” afirmou Leo que marcou seu 9º gol em 79 jogos pelo Ituano. O São José só chegou ao ataque pela primeira vez aos 20 minutos numa cabeçada para fora. Até que veio o lance da expulsão do Rodrigo Celeste. Numa disputa de bola pelo meio, ele levantou a perna e o pé atingiu o jogador gaúcho. O árbitro expulsou direto. Para acertar o meio, Roque tirou o estreante Pedrinho e colocou Guly em campo. No primeiro tempo o São José só ameaçou num chute do atacante Jô. O goleiro Oliveria fez boa defesa colocando para escanteio. Para o segundo tempo, Roque Júnior fez uma segunda alteração na equipe. Tirou Bassani e colocou Maicon Douglas. A chuva tinha aumentado muito e o gramado ficou muito pesado. Por isso uma equipe mais forte.

Mesmo com um homem a menos, o Ituano era mais perigoso. Ronaldo cobrou falta e quase surpreendeu. No outro contragolpe, o zagueiro do São José foi atrasar e a bola parou na poça. Ronaldo conseguiu alcançar, tentou tirar o zagueiro e bateu para o gol. A bola saiu por cima. Roque fez a terceira alteração. Pingo que correu o tempo todo ajudando na defesa e puxando os ataques saiu para a entrada de Everton. Aí saiu o segundo gol e o da vitória. “Foi um excelente passe do Ronaldo. Nós concentramos juntos e conversamos bastante. Isso foi bom. Ele me viu mais na frente e deu um passe perfeito para mim. Só tive o trabalho de cortar o zagueiro. O goleiro estava um pouco adiantado e dei uma cavada no canto e fui feliz em marcar” explicou Everton que marcou na sua estreia. O São José descontou aos 38 minutos numa cobrança de falta da esquerda. O atacante Jô usou o corpo para proteger a bola, girou e bateu para o gol. Apesar do gol, a vitória do Ituano na estreia estava garantida. “Num campeonato em 12 jogos você define se sobe ou não, era importante começar com uma vitória em casa. A vitória dá confiança ao trabalho. Os jogadores novos que estão chegando tem confiança entre eles. Todos demonstraram um espírito muito forte pelas condições de jogo. Isso fortalece. Num primeiro jogo você tem que guerrear e ter um espírito de companheirismo com um homem a menos foi muito importante. E será muito importante para a sequência da competição” comentou Roque Júnior.

ITUANO – Olivera; Rafael Cruz, Alison, Leo e Jonathan; Jô, Rodrigo Celeste, Pedrinho (Guly aos 30) e Bassani (Maicon Douglas no intervalo); Ronaldo e Pingo> DT: Roque Júnior.

Gols: 1×0 Leo (cabeça) aos 7 do 1o; 2×0 Everton aos 31, 2×1 Jô aos 38 do 2o

Árbitro expulso Rodrigo Celeste aos 26 do 1o.

Público: 1.570  –  Renda: R$ 11.540,00

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP

 

Miguel Schincariol

Fotografia

 

21/maio

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP

21/maio