Ituano estreia nesta terça na Copa São Paulo


2 de janeiro de 2022 | Notícias

Atacante Felipe Fonseca

Atacante Felipe Fonseca é um dos três atletas do elenco que já tiveram oportunidade no profissional.

O jogo União Suzano e Ituano abre o grupo 16 no estádio Francisco Marques Figueira em Suzano. O jogo começa às 13 hs e terá transmissão pelo canal Eleven no aplicativo. Esta será a 7ª vez em 13 participações que o Ituano jogará a 1ª fase fora de Itu. O elenco do Ituano minimiza esta situação. “Muda sim, porque não temos o apoio do torcedor em casa. Por outro lado, vamos ter o torcedor adversário e podemos trazer isso como motivação para o jogo. Não vai atrapalhar. Temos força mental e estamos focados na competição” afirmou o goleiro Jian Kaio. “A pressão será diferente porque vamos jogar fora de casa. Tem torcida adversária e muda o clima do jogo. Mas isto não vai nos atrapalhar. Vamos fazer uma boa Copa São Paulo” explicou o lateral Madison. Para o técnico Luís Antônio, a principal mudança será o gramado. “O nosso campo é muito bom. Todos os clubes querem jogar no Novelli pela estrutura e gramado. Eu não conheço as condições atuais do estádio em Suzano. Sei que a Prefeitura trabalhou nisso e a gente espera que esteja em boas condições. Mas claro que a atmosfera do jogo muda. Você está fora de sua casa e sem o apoio do seu torcedor. Mas também eles estão preparados e vão conhecer o outro lado. Experimentar coisas novas jogando fora” analisou o técnico que está no Ituano desde 2014.

Luís Antônio começou no sub 15 e logo no primeiro ano levou o Ituano as 4as de final do Campeonato Paulista. Ele trabalhou dois anos no sub 15, dois anos no sub 17, sub 20 em 2018 e no biênio 2019 e 2020 foi auxiliar do profissional. Neste ano de 2021 com o retorno da base após o a pandemia ele ajudou na formação do elenco para a retomada do trabalho qualificado na base do Ituano. E montou um elenco que mescla experiência dos mais antigos no clube, com outros que chegaram e destaques do sub 15 e sub 17. “É uma equipe que tem alguns atletas com mais tempo no clube como o Madison, Guilherme Cerqueira e Aluísio e a chegada de outros meninos com grande talento que terão a oportunidade de jogar com este grupo. Não vejo a idade como fator preocupante no futebol. Se o garoto tem talento, a idade não é problema. Pelo contrário, o garoto jovem com talento terá muito mais projeção no clube. Como foi com o Martinelli que apareceu na Copa São Paulo e o Arsenal pode observa-lo e depois contratar. Estes meninos terão a grande oportunidade. Eles só têm que ter atitude e jogar o que sabem” afirmou Luís Antônio.  

O atual elenco tem dois atletas que começaram no sub 15 em 2017. O goleiro Luís Fagnani e o lateral direito Madison. Nascido em Monte Azul/MG, Madison tem 19 anos. Ele é o atleta com mais jogos na base do atual elenco. São 69 jogos e 8 gols. Ele fez dois jogos na última Copa São Paulo em 2020. E ficou no banco em dois jogos na última Série C. “Por ter trabalhado bastante desde o sub 15, passando pelo sub 17 e depois do sub 20. Eu chego para a competição com uma visão diferente daqueles que ainda não jogaram. Será uma experiência nova para eles. Como eu já joguei vou com pouco mais de calma e experiência. A gente se reúne e sempre falamos bastante sobre o nosso time e a Copa São Paulo. Estamos focados” disse o “experiente” Madison. O zagueiro Guilherme é o outro atleta do elenco que fez um jogo na última Copa São Paulo. Com 19 anos, Guilherme tem 34 jogos na base do Ituano. Outros três atletas começaram no sub 15 em 2018. O zagueiro Vytor Santos que tem 24 jogos na base. O meio campo Aluísio que fez 36 jogos na base e marcou 4 gols. Aluísio também fez dois jogos no profissional, na disputa da Série C. O outro é o atacante Fellipe Fonseca que fez 23 jogos na base e marcou 2 gols. Ele também fez um jogo no profissional. Os três atletas têm 18 anos.

Do Campeonato Paulista sub 20 deste ano, o goleiro Jian Kaio atuou nas 10 partidas e em 4 jogos não sofreu gol. “Eu estou preparado. O Campeonato Paulista foi muito bom para eu conhecer o grupo, conhecer o clube e a comissão técnica. Estou adaptado aos trabalhos e agora é força total para a Copa!” disse o goleiro Jian Kaio que será o capitão do time. O zagueiro Guilherme, meio Aluísio e o atacante Fellipe Fonseca também jogaram as 10 rodadas. No Paulista sub 17 o destaque foi o artilheiro Reidiner. Ele marcou 4 gols em 7 jogos e está no elenco da Copa São Paulo. No elenco da Copa São Paulo ainda tem um titular do time que disputou o Paulista Sub 15. O meio campo Carlos Alemão foi titular nos 10 jogos e marcou 3 gols. Nascido na capital tem apenas 15 anos. Com todos prontos e focados, chegou o momento da estreia na Copa São Paulo 2022. “O momento é muito esperado por todos. Principalmente para nós do Ituano que o clube sempre forma jogadores para o cenário estadual, nacional e até internacional. Um clube que sempre dá oportunidade no profissional para os jovens que se destacam na base. Por isso a gente sempre espera ansiosamente esta estreia na Copa São Paulo. Vamos trabalhar para que alguns destes atletas possam ter possibilidade no profissional” afirmou Luís Antônio.

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP

Flávio Torres
Fotografo

2/janeiro