Ituano fará seu jogo 500 no Paulista Série A1


20 de julho de 2020 | Notícias

O time campeão em 2014 fez o jogo 400 na vitória contra o Oeste em Catanduva.

O Ituano vai reabrir o Campeonato Paulista 2020 na próxima quarta com o jogo ás 16hs30 no Canindé contra a Ferroviária. E será um jogo histórico por dois motivos. Pela própria volta da competição após 4 meses de paralisação. E por ser o jogo 500 do Ituano na Série A1 desde 1990 quando fez sua estreia na 1ª divisão. O jogo 1 foi há 30 anos em 2 de janeiro no Novelli Júnior. Um empate sem gols com o Novorizontino. O professor José Teixeira mandou a campo Vlamir; Valdir, Edson Oliveira, Maxwell e Ari; Ezequiel, Zé Carlos e Roberto Ramos (Amaral); Romeu, Nívio e Delém. O público deste primeiro jogo foio de 3.354 torcedores que viram o Ituano estrear na 1a Divisão. O centésimo jogo do Ituano demorou três anos e aconteceu em 1993. O jogo 200 aconteceu somente 10 anos depois em 2003. Depois de 6 anos aconteceu o jogo 300 em 2009. O jogo 400 foi no ano da conquista do título em 2014. Foram necessários 26 Campeonatos Paulistas para chegar a esta marca histórica de 500 jogos na Série A1.

O Paulista deste ano esperou mais de 4 meses para retornar. “Foi um momento muito difícil. O profissionalismo dos atletas, da comissão técnica e de todos que fazem o futebol do Ituano com o comprometimento de todas as partes minimizaram os prejuízos da preparação. Cumpriram todas as orientações e os protocolos. Isto facilitou no nosso retorno aos treinos presenciais há 20 dias. Claro que há dificuldade maior de voltar a ter contato com a bola e o condicionamento ao jogo. Mas os atletas voltaram com muita vontade e com uma cabeça focada no retorno do campeonato” comentou o técnico Vinicius Bergantin. O meia Gabriel Taliari concorda. “Foi um período difícil. Ninguém tinha passado por uma situação como essa. Temos que ressaltar o trabalho de todos os profissionais do Ituano que passaram todos os trabalhos para nós fazermos em casa. Não é a mesma coisa no campo. Cumprimos com o que foi determinado e só descansamos nos finais de semana nestes 4 meses. Mas, foi muito difícil. Desde quando comecei a jogar futebol com 12 anos nunca fiquei tanto tempo parado”.

Com 10 pontos em 10 jogos, o Ituano está em 4º no grupo C. Na classificação geral, o Ituano está na 13ª posição. Está na frente de apenas 3 clubes. Ponte Preta, Botafogo e Água Santa. O time precisa de uma vitória para garantir a permanência na Série A1 em 2021. “O nosso primeiro objetivo é buscar a vitória saindo desta posição incomoda no campeonato. Agora uma coisa está ligada a outra. Vencendo os dois jogos que faltam há chances matemáticas de classificação. Se ela não vier, teremos a disputa do Troféu do Interior. E também já estaremos nos preparando para a Série C” explicou Vinicius Bergantin que completou no mês passado três anos no comando do Ituano. Nestes 10 jogos até aqui, apenas dois atletas jogaram todas as partidas. O meio campo Serrato e o meia Gabriel Tagliari que ajudou o time com dois gols e uma assistência. Assim participou de 3 dos 8 gols que o Ituano marcou. “A gente sempre procura melhorar. Temos objetivos no clube. Estamos brigando para fugir das últimas colocações e ainda temos chances matemáticas de classificação. Vamos no jogo com a Ferroviária com o pensamento de vitória. Se puder aumentar meus números será bom. Mas o mais importante é ajudar o Ituano a conquistar a vitória”.

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.42 SP

Miguel Schincariol
Fotografo

20/junho