Ituano faz a melhor estreia em Campeonatos Brasileiros


13 de junho de 2016 | Notícias

Atacante Igor abriu a goleada contra o Maringa por 4×0 com um gol de cabeça após cruzamento de Claudinho.

Ituano estreou em seu 15o Campeonato Brasileiro goleando o Maringá por 4×0 no Novelli Júnior. Jogando bem, fez dois gols no primeiro tempo e mais dois gols no tempo final. A vitória convincente trás algumas marcas para o clube. Há 10 anos o Ituano não estreava com vitória em Brasileiros. A última tinha sido na Série B de 2006 contra o América em Natal. Vitória por 2×1 no antigo estádio Machadão. Pode parecer absurdo, mas em 15 estreias esta foi apenas a 4a vez que o Ituano começou vencendo. As outras duas foram em 1995 contra o Santo André e em 2002 contra o Comercial. Ambos resultados foram conquistados pela Série C no Novelli Júnior. “Fico feliz ao saber destes fatos. Espero que as coisas continuem caminhando bem” comentou o técnico Tarcísio Pugliese. “Importante começar a competição com vitória e ainda mais jogando bem. Vamos procurar manter a mesma pegada fora de casa” afirmou Igor, autor do primeiro gol da partida. Os dois próximos compromissos do Ituano serão fora de casa. No próximo sábado em Blumenau contra o Metropolitano e no dia 26 em Caxias do Sul contra o Caxias que também estreou vencendo. O Ituano só volta a jogar no Novelli em 2 de julho na partida de volta contra o Caxias. Apesar do frio, os 1.572 torcedores que compareceram ao jogo foram embora felizes com o que viram.

O mais surpreendente desta goleada é que até os 38 minutos do 1o tempo, o goleiro Fábio havia feito duas defesas. Uma difícil numa bola perigosa chutada pelo Robson por cima aos 12. Ele foi obrigado a colocar para escanteio. Após dois escanteios seguidos pelo Maringá, o lateral esquerdo Flavinho pegou o rebote e chutou forte, rasteiro. Desta vez Fábio segurou firme. Do outro lado o goleiro Edvaldo não tinha feito nenhuma defesa. A primeira defesa foi aos 38 minutos numa cabeçada para o chão de Aloísio que fez sua estreia no Ituano. Bola venenosa que obrigou Edvaldo a colocar para a linha de fundo. Em seguida outra cabeçada perigosa. Com estilo, Marcão só desviou. Edvaldo fez uma ponte e defendeu com segurança. Só tem um detalhe. O Ituano virou vencendo por 2×0 e os gols já tinham saído antes destas defesas. Logo aos 3 minutos, Claudinho cruzou e Igor de cabeça colocou no fundo do gol. Aos 21 Aloísio cobrou escanteio e Simião desviou para fazer o segundo gol. Nos dois lances Edvaldo teve que buscar a bola no fundo da rede. Os jogadores do Ituano saíram para o intervalo afirmando que as coisas estavam dando certo em campo. “Fico muito feliz pelos atletas terem colocado em prática tudo aquilo que nós treinamos. Os jogadores cumpriram bem tudo que nós treinamos” afirmou Tarcísio Pugliese.

O domínio do Ituano aumentou na segunda etapa. Praticamente o goleiro Fábio não teve mais trabalho. Enquanto o ataque exigia do goleiro Edvaldo. Aos 3 Igor assustou chutando por cima. Depois em boa jogada de Marcão pelo meio, ele deixa Igor sozinho dentro da área. Quando ele domina a bola é derrubado. O árbitro Grazziani Maciel Rocha marcou pênalti. Marcão cobrou e fez 3×0 aos 13 minutos. Com o placar definido, Tarcísio Pugliese promoveu outras estreias. Entraram Morato e Rafael Martins. Além de Bassani que voltou de lesão após longo período de recuperação. Na primeira bola que recebeu, caminhou pela meia esquerda, ajeitou e soltou uma bomba no ângulo para fazer 4×0 aos 33 minutos. O placar poderia ter sido ampliado. Rafael Martins e Claudinho finalizaram com perigo e Edvaldo conseguiu evitar. Uma vitória importante para a estreia na Série D. “Foi uma boa vitória. Muito bom estrear vencendo, ainda mais da forma que foi. Mas também é importante ficar alerta porque pode gerar um sentimento que as coisas estão melhores do que realmente estão. Precisamos manter os pés no chão. O campeonato só está começando e outras equipes também começaram bem a competição. Nenhum clube vai ganhar todos os jogos” lembrou Tarcísio Pugliese. Nesta primeira rodada foram 3 goleadas pelo mesmo placar. Além do Ituano, Volta Redonda venceu pelo mesmo placar Goianésia em Goiás, e São Raimundo do Pará venceu em casa o Rondoniense. A maior goleada foi do Ceilândia do Distrito Federal por 5×0 contra o Comercial de Campo Grande. A Série D só está começando!

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP

Miguel Schincariol
Fotografia

12/junho