Ituano foi eliminado com o ataque mais positivo da Copa Paulista


18 de outubro de 2018 | Notícias

Ituano marcou 30 gols e tem a 5a melhor campanha. Em Piracicaba perdeu o jogo aos 48 do 2o e foi eliminado da competição.

A Copa Paulista 2018 reservou momentos antagônicos para o Ituano. Ao final da 1ª Fase colecionou uma sequência de 4 vitórias seguidas contra Portuguesa, Audax em Osasco, Juventus e Novorizontino em Novo Horizonte. Venceu pela primeira vez o Audax, derrubando um tabu que incomodava. De repente fez uma igual sequência de 4 derrotas contra XV de Piracicaba e Taubaté nos jogos de ida e volta. Nesta penúltima rodada em Piracicaba por 1×0, com um gol marcado aos 48 do 2º tempo. Foi mais uma punição ao Ituano que tem jogado bem. “A bola puniu pela nossa falta de efetividade nos últimos 4 jogos. Sempre tivemos ótima performance. Sempre com o goleiro adversário jogando bem. Sempre com um padrão e volume de jogo. Com várias chances criadas. Mas faltou a gente ser efetivo” justificou o técnico Vinicius Bergantin. O mais incrível é que faltando uma rodada para terminar a 2ª Fase, o Ituano está eliminado com o ataque mais positivo da competição com 30 gols marcados. Está à frente do Atibaia com 28 gols e Ferroviária com 26. Mesmo perdendo 4 jogos seguidos, o Ituano ainda tem a 5ª melhor campanha com 29 pontos.

A derrota para o XV em Piracicaba foi um pouco diferente das outras três derrotas. Tanto que a primeira finalização no gol foi aos 16 minutos com Bassani. No minuto seguinte foi a vez do goleiro Júnior fazer a defesa em finalização do XV. No primeiro tempo foram outras duas chances com Bassani e Martinelli em chute cruzado para fora. As melhores chances do Ituano foram no 2º tempo com Serrato numa bomba e com Matheus Souza que recebeu dentro da área e chutou na rede pelo lado de fora. O XV também foi perigoso. Chegou a marcar com Romarinho em impedimento no início da etapa final. As chances foram em menor quantidade e o jogo foi mais equilibrado. “A gente sabia que era um jogo final para os dois times. Nós já sabíamos do resultado final entre Novorizontino e Taubaté com o empate. O Gui Mendes vinha sentindo um pouco a lesão do último jogo. Por isso a opção de voltar o Paulinho e também com o retorno do Pavani para termos uma saída de bola com qualidade. A gente criou um pouco menos. Mesmo assim tivemos várias chances de contra-ataque. E várias oportunidades de marcar. Jamais vou criticar os atletas. Tenho aqui só agradecimento a eles pelo empenho e comprometimento que eles tiveram. Infelizmente não vencemos os últimos jogos” comentou Vinicius. Aos 48 Lucas Formiga fez o gol do XV que eliminou o Ituano.

No sábado termina a temporada 2018 para o Ituano. Jogando em casa a partir das 15 horas, recebe o Novorizontino. Mesmo eliminado, poderá ficar próximo da boa campanha da temporada 2016 quando conquistou 15 vitórias em 39 jogos e o ataque fechou o ano com 54 gols. Nesta temporada o Ituano tem 14 vitórias em 33 jogos e marcou 47 gols. O Ituano vai entrar em campo para fechar o ano com uma boa vitória. “Temos que valorizar o lugar onde trabalhamos. O Ituano é um dos lugares mais justos no meio do futebol. Começamos pelo nosso gestor Juninho que sempre dá toda condição que ele nos dá para trabalhar. Agradeço ao nosso torcedor que sempre viajou bastante nesta competição. Foram a Novo Horizonte, Taubaté e aqui em Piracicaba e em outros jogos na 1ª Fase. Vamos entrar sábado no Novelli para honrar a camisa do Ituano e vencer o jogo. Não dá para fugir da responsabilidade. O Ituano é um clube vencedor e infelizmente estamos nesta maré ruim. Queremos terminar a temporada com vitória e de maneira honrosa” finalizou Vinicius Bergantin

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP 

Fotografia
Michel Lambstein 

18/outubro