Ituano foi surpreendido pelo XV de Piracicaba


4 de outubro de 2018 | Notícias

O ataque do Ituano parou na boa atuação do goleiro do XV de Piracicaba.

Depois de uma sequência de 4 vitórias seguidas, a melhor série da temporada, o Ituano foi derrotado na Copa Paulista. Jogando no Novelli Júnior debaixo de um temporal, o time do técnico Vinicius Bergantin foi surpreendido pelo XV de Piracicaba e perdeu por 2×1. “Eu acho que foi nas propostas de jogo. O XV acabou sendo mais eficiente. Sabíamos que eles tinham um sistema defensivo bastante forte e a gente ia ter que propor o jogo. Eles foram mais eficazes no contra-ataque e souberam matar o jogo. Não fizemos um jogo ruim. Principalmente no primeiro tempo. Mas acabamos não concluindo as chances em gols” explicou Vinicius Bergantin. Com a derrota, o Ituano perdeu a liderança do grupo justamente para o XV de Piracicaba que foi a 4 pontos. O Ituano está em 2º com 3 pontos. Taubaté e Novorizontino empataram na outra partida da rodada. Taubaté tem dois pontos e o Novorizontino fez seu primeiro ponto. No sábado o Ituano enfrenta o Taubaté fora de casa. Depois de 19 anos o Galo de Itu volta a enfrentar o Burro da Central. Numa fase de apenas 6 jogos, não poderá sofrer nova derrota, pois correrá o risco de ficar fora da zona de classificação.

O jogo poderia ter sido diferente se a boa oportunidade nos pés do jovem Gui Mendes tivesse sido aproveitada. Com dois minutos de partida, Bassani fez jogada individual e deixou Gui Mendes cara a cara com o goleiro Leonardo que cresceu na frente dele e fez a defesa. “Muda a proposta logo no primeiro minuto de jogo. Assim eles teriam que sair um pouquinho mais para o jogo. Temos jogadores bons para contra-ataque, como o Gui Mendes, o Bassani, o Martinelli, o Giba e o Wesley. Então teria mudado todo o cenário do jogo. O gol sempre faz bem, ainda mais jogando em casa contra uma equipe que veio com uma postura bastante defensiva. Mas é um menino que vale ouro. Até comentei no banco que a gente tem que pegar essas situações, pedir para o nosso analista cortar para ele sempre tentar melhorar o jogo dele e que tome as melhores decisões daqui para frente” comentou Vinicius Bergantin que também vê méritos no goleiro de Piracicaba. “Acho que é normal pela idade ter uma certa pressão pelo primeiro gol no profissional. Mas é um garoto trabalhador que vai conseguir ter uma carreira vitoriosa. E eu deixo aí 50% de mérito para o Leonardo e 50% de leitura para o Gui. Lógico que ele poderia ter uma leitura melhor, mas o Leonardo também teve os seus méritos”.

Antes do primeiro gol do XV aos 15, o Ituano ainda teve mais duas finalizações. Giba e Martinelli chutaram por cima. Com o Ituano no ataque, o XV aproveitou o contragolpe e a velocidade de Romarinho para abrir o placar. Em busca do empate, o Galo de Itu continuou no ataque. Bassani iniciou a jogada e tocou para Gui Mendes que fez o cruzamento rasteiro para a finalização de Martinelli. Leonardo fez outra grande defesa. No segundo tempo, o jogo caiu de rendimento. Foi neste cenário que o XV chegou ao segundo gol com o atacante Marcelo Fernando. Vinicius que já tinha colocado Morelli para buscar o empate, se lançou ao ataque. Morelli de fora da área chutou na trave. Bassani recebeu passe de Correa e finalizou para outra defesa de Leonardo. Outra mudança no time com a entrada de Marcos Paulo. Na primeira jogada ele entrou na área e cruzou para trás. Morelli recebeu e foi derrubado. Pênalti marcado. Correa cobrou e de novo apareceu Leonardo para espalmar para escanteio. Na cobrança fechada de Bassani, o zagueiro de Piracicaba desviou de cabeça e desta vez enganou o goleiro do XV. Mesmo com 5 minutos de acréscimo, não houve tempo para o empate. “A questão que nós falamos para eles até o jogo antes do Novorizontino: Margem de erro. A margem de erro agora ficou menor. Se a gente tem oportunidade, temos que matar o jogo. Apesar da derrota, não vamos colocar em dúvida o nosso sistema de jogo, o nosso estilo de jogo e o DNA que a gente vem criando, porque é uma equipe jovem e bastante ofensiva” afirmou Vinicius.

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP

Fotografia cedida por
Moura Nápoli

4/outubro