Ituano se despede invicto da Copa São Paulo


12 de janeiro de 2019 | Notícias

Ituano saiu de cabeça erguida após perder nos pênaltis para o Red Bull em Jundiaí.

Antes de começar a Copa São Paulo, Ituano e Red Bull fizeram um jogo treino no Tatizão e empataram em 1×1. Embora no Campeonato Paulista do ano passado, o Ituano tenha lenha levado vantagem. Empatado em Itu e vencido em Jarinu, o confronto entre as duas equipes nas categorias de base sempre foi equilibrado. Isto se repetiu neste sábado no Jayme Cintra em Jundiaí pela 2ª Fase. Após o empate em 1×1 no tempo regulamentar, o Ituano foi eliminado nos pênaltis. “Não é uma maneira satisfatória de se sair de uma competição. Tão importante como é a Copa São Paulo, e principalmente depois do que o Ituano mostrou nos três jogos anteriores. Você vem para um jogo como favorito, mesmo no campo adversário, mas com um gramado inferior, com uma temperatura muito quente, aí você acaba saindo fora nos pênaltis. Saímos invictos. Estou chateado por causa dos meninos e da tristeza deles. Poderíamos ter vencido e retornado para jogarmos em casa novamente. Mas estamos no caminho certo” comentou Zé Sergio. O capitão Gustavo Alemão, que comandou a defesa na Copa concorda. “A avaliação é positiva. Saímos invictos. Tristes pela eliminação, mas saímos daqui com a cabeça erguida. Fizemos um bom campeonato” disse Gustavo Alemão. “O ano não acabou. Só está começando. Temos o Campeonato Paulista. Com o elenco que nós temos, poderemos chegar longe” lembrou o goleiro João Victor.

Se o adversário é conhecido, o gramado não. Menos ainda o horário. Nos três jogos da primeira fase, o Ituano jogou a noite, com uma temperatura mais amena. Mas principalmente com um gramado cortado e que permite que a bola corra mais. “O gramado não é o fator que provocou a nossa queda de rendimento no segundo tempo. Mas é diferente. O gramado está alto aqui em Jundiaí. No Novelli o gramado está dentro dos padrões da FIFA. Assim você tem mais condições de desenvolver o jogo. Juntando com o calor aumenta as dificuldades. Você passa a jogar bolas longas” afirmou Zé Sergio. O gol saiu numa bola longa e pelo alto. Donizete cobrou escanteio fechado no primeiro pau, e Martinelli entrou na velocidade para dar um toque leve de cabeça e desviar. As melhores tentativas de gol do Ituano foram de bolas longas. Canhota cobrou duas faltas com muito perigo. No primeiro tempo, desviou na barreira e passou por cima do travessão assustando o goleiro. A outra foi no segundo tempo que obrigou o goleiro Gustavo com um tapa colocar para escanteio. O Red Bull pouco chegou ao gol de João Victor. Aí veio o lance que mudou o jogo. Numa bola cruzada na área. Ela quicou no gramado e quando subiu bateu na mão do Leo Augusto. O árbitro Silvio Renato marcou pênalti. Danilo cobrou e empatou o jogo.  

No segundo tempo, o Red Bull voltou melhor e o goleiro João Victor passou a ser exigido. Danilo cobrou uma falta perigosa e fez boa defesa. O adversário ao contrário da primeira etapa passou a ameaçar o gol do Ituano. “O gramado atrapalhou um pouco. É questão de adaptação. Logo no aquecimento já percebemos a diferença. Jogamos e fizemos uma boa partida. Mas no segundo tempo, o cansaço pesou. Foram 4 jogos em 10 dias” explicou Gustavo Alemão. Mesmo assim, no último lance quase a vitória veio para o Ituano. Martinelli recebeu lançamento pela direita, com um toque deu um chapéu no zagueiro e já na área, de primeira, bateu para o gol. Gustavo colocou para escanteio. Lindo lance! Nos pênaltis, Canhota, Lucas Rodrigues, Gustavo Alemão e Bernardo marcaram. O goleiro Gustavo pegou a cobrança do Geovane e o Red Bull fez gol nas 5 cobranças. “Nosso trabalho foi bem feito. Quem acompanhou de perto sabe de tudo que fizemos para representar bem o Ituano. Serviu de experiência” afirmou João Victor. “Foi só o primeiro campeonato do ano. Podermos fazer um bom campeonato Paulista com este elenco. Vamos seguir em frente com este mesmo trabalho” afirmou esperançoso o capitão Gustavo Alemão.

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP

Miguel Schincariol
Fotografia

12/janeiro