Ituano segue em 3o na Copa Paulista


28 de julho de 2016 | Notícias

O jovem Bassani quase marcou nesta cobrança de falta. Mesmo perdendo o jogo para o Red Bull, o Ituano está ganhando nesta Copa Paulista.

O Ituano está utilizando a Copa Paulista deste ano para promover os atletas que estão subindo do sub 20. Dez atletas tiveram suas primeiras oportunidades no profissional nestas 5 primeiras rodadas. Ontem contra o Red Bull no Novelli Júnior foi a vez do goleiro Lucas Dalara fazer sua estreia. Após ficar no banco em 11 jogos desde a Copa Paulista do ano passado, finalmente ele pode fazer seu primeiro jogo aos 22 anos. Agora todos no elenco de 38 atletas já puderam fazer suas estreias no profissional. No total são 16 atletas que vieram da base, inclusive contando com Leo, Guilherme e Marcão que passaram por isso na Copa Paulista 2012. Estes novos atletas estão ganhando experiência e amadurecendo. “Ganha se muito. Eles enfrentaram jogadores que disputaram o último Campeonato Paulista pelo Red Bull. Sabem o nível de atletas que estão do lado de lá. E fizeram um bom jogo e enfrentaram de igual para igual. O Lucas foi bem. O Dener foi muito bem. O Caprioli entrou muito bem. O Renan participou bem da partida assim como o Juliano. A Copa Paulista está sendo muito importante para os jogadores que subiram da base. Eles estão encorpando jogo a jogo, se tornando mais competitivo. Estes jogadores estão avançando uma etapa muito útil para a carreira deles. Consequentemente para o próprio Ituano que ganha um elenco mais forte” analisou o técnico Vinicius Bergantin.

O time que começou jogando ontem contra o Red Bull tinha além da estreia do Lucas Dalara, Dener no meio campo, Bassani no meio e Juliano Levak e Renan no ataque. Lucas foi testado desde os primeiros minutos. Em chutes da entrada da área como a do Denner do Red Bull, e de Wellington Rato que ele segurou firme. Até em chute cara a cara de Misael perto da pequena área. Do outro lado, o Ituano quase abriu o placar numa cobrança de falta de Bassani (foto). Ele bateu colocado no canto, para grande defesa do experiente Saulo para escanteio. “Eles com certeza estão ganhando experiência. E ganha muito. Até porque o Ituano joga grandes campeonatos. Joga o Paulistão, jogou a Copa do Brasil, estamos brigando pelo acesso a Série C. Portanto estes jogos são muito válidos. Assim ficam todos os jogadores no mesmo nível, mesmo os que estão chegando agora. Assim quando o Tarcísio precisar estarão todos a disposição e vão dar conta do recado” disse João Paulo. Mais experiente e com 4 atletas do último Paulistão, o Red Bull fez o primeiro gol ainda no primeiro tempo numa bomba de Denner no canto de Lucas. O Ituano manteve a postura no segundo tempo e colocou Caprioli em campo. Seguiu buscando o gol. O próprio lateral João Paulo criou algumas oportunidades em cruzamentos, mas não chegou ao empate. Até que aos 28 após bola trabalhada pela esquerda por Caíque, a bola foi tocada para Branquinho que bateu colocado no canto para fazer o segundo gol. Mesmo com as entradas dos atacantes Wesley e Ademir, o Ituano não conseguiu diminuir. Perdeu por 2×0.

A primeira derrota do Ituano em casa na atual Copa Paulista não tirou o time da terceira colocação. Com 7 pontos conquistados o time se mantem na zona de classificação dentro do G4. “Temos que ser frio ao analisar. Apesar da derrota estamos fazendo um bom campeonato e fizemos um bom jogo. Mesmo com todas as dificuldades de tempo para treinamento e menos opções no banco por causa da Série D, montando o time na véspera, o balanço é positivo. Estamos no G4 e está sendo feito aquilo que foi planejado. Dar ritmo para aqueles que não estão jogando no Brasileiro e dar oportunidades para os garotos da base” lembrou Vinicius. Com 7 times no grupo, o Ituano folga na próxima rodada. E não deixará o G4. “Tivemos um resultado positivo fora de casa contra o Juventus. Os meninos estão dando conta do recado. Hoje infelizmente perdemos para uma grande equipe. Agora é desligar a chave e focar no jogo de sábado. Temos uma decisão e queremos a classificação” lembrou João Paulo. Sábado tem Linense as 15hs no Novelli valendo vaga para a próxima fase da Série D.

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP 

28/julho