Ituano sobe para 3a posição


5 de agosto de 2021 | Notícias

Jimenez abriu a vitória contra o Criciúma com um golaço. Ituano venceu por 3×0.

Ituano recebeu o 3o colocado Criciúma no Novelli Júnior para fechar a rodada de abertura do segundo turno. Nos outros 4 jogos da rodada, nenhum clube mudou de posição na classificação. Ficou claro que conquistar pontos nesta fase do Brasileiro Série C será ainda mais complicado. O sétimo confronto entre os dois clubes foi equilibrado. Com muitas faltas, 9 cartões amarelos e duas expulsões no último minuto da partida. Mas prevaleceu o time que buscou mais o resultado. Com um golaço de Jimenez ainda no primeiro tempo e dois gols de Fernandinho nos últimos 10 minutos, o Ituano venceu o Criciúma por 3×0 e tomou a 3a posição do clube catarinense. “Foi um jogo totalmente igual. Nós soubemos aproveitar um vacilo que o Criciúma deu na segunda parte. Com as entradas de Marcelo e Fernandinho conseguimos uma situação que até então não tínhamos tido no segundo tempo, apesar do placar favorável. O Criciúma veio para cima na etapa final. Colocaram os jogadores que atuaram na Copa do Brasil. Eles vieram para cá desgastados, não podemos esquecer disso. Foram 4 jogos em 12 dias. E uma eliminatória de Copa do Brasil que exigiu muito deles. Nós soubemos aproveitar esta situação. Em relação a competividade daqui para frente foi dado o recado nesta rodada. O que será este segundo turno nesta chave. Volto a dizer, muito parecido com jogo de Série B do Brasileiro” comentou Mazola Júnior. Com a vitória o Ituano subiu para a 3a posição com 19 pontos e alcançou o vice líder Novorizontino que tem um saldo melhor de gols. Criciúma ficou em 4o com 17 pontos.

Sem poder contar com o artilheiro Tiago Marques, o técnico Mazola começou o jogo com o Iago Teles como atacante. E ainda contou com o retorno do Igor Henrique. O primeiro gol saiu logo aos 6 minutos. Na cobrança de lateral do Mario Sérgio, outra novidade, para João Victor que tocou rápido para Jimenez. Ele ajeitou e ao perceber o espaço, soltou uma bomba de canhota no ângulo. “Fui feliz neste lance. A gente vem treinando muito finalização de fora da área. Já vinha tentando em vários jogos. Muitas vezes a bola vai para fora. Hoje graças a Deus deu certo e pude ajudar meu time a conquistar mais três pontos. Estou muito contente” contou Jimenez que marcou seu primeiro gol e foi especial. “Foi muito importante para mim por causa de minha mamãe que está lutando contra o câncer. Dedico este gol para ela que ela vai ficar muito feliz para lutar com mais força” disse emocionado Jimenez dedicando o gol para sua mamãe Cíntia. Na metade da primeira etapa, o Ituano perdeu o meio campo Kaio que saiu lesionado. Entrou Léo Duarte no seu lugar. O Criciúma quando chegou em cobrança de falta, encontrou Pegorari bem posicionado e seguro. Na bola parada de Eduardo Ramos, quase Mateus ampliou de cabeça. Para o segundo tempo, o time catarinense veio com duas alterações e começou uma pressão pelo empate. A melhor chance foi numa cobrança de falta central. Novamente Pegorari apareceu bem. Até que o técnico Mazola fez duas alterações que modificaram aquele cenário de momento. Entraram o jovem Marcelo de 18 anos e o iluminado Fernandinho.

Na primeira bola Marcelo fez o passe para Fernandinho que partiu em velocidade pela direita. Quando entrou na área, bateu cruzado no canto do goleiro para fazer 2×0. Aos 44 minutos, com a vitória decidida, Marcelo parou a bola na frente do marcador e o Criciúma entendeu como uma afronta. O goleiro Gustavo partiu para agressão e o capitão Pegorari correu em defesa do garoto. Resultado: o árbitro Maguielson Lima Barbosa de Brasília expulsou os dois goleiros. O meio campo Igor Henrique foi para o gol do Ituano, enquanto Claudinho foi para o gol do Criciúma. No 8º minuto do acréscimo, Branquinho lançou Marcelo que entrou na área e foi empurrado. Pênalti marcado e novamente Fernandinho fez o gol que fechou o placar. “A gente esperava um jogo muito difícil porque o Criciúma é um grande time. A gente estava mentalizado nas dificuldades que teríamos nesta partida. Trabalhamos muito forte nesta semana e deu tudo certo dentro de campo” comentou Jimenez. Sem tempo para recuperar, o Ituano volta a campo no sábado em Novo Horizonte contra o vice líder Novorizontino. “Este deve ser o time mais organizado e com mais tempo de trabalho da Série C junto com o Ypiranga. Coincidentemente são os dois primeiros colocados da chave. O Novorizontino está fazendo um trabalho de muita consistência. Vou trabalhar muito para recuperar estes jogadores, porque temos pouco tempo. Nesta partida o efeito do desgaste será conosco. Vamos ter que fazer uma rotatividade na equipe. Sabemos da qualidade do adversário, mas o Ituano vai com moral para este jogo de sábado” afirmou Mazola Júnior.

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP

Miguel Schincariol
Fotografo

5/agosto