Ituano sub 20 vence a segunda partida seguida


20 de setembro de 2019 | Notícias

Canhota fez bonito gol de voleio na vitória contra o Juventus.

O Ituano sub 20 voltou a jogar bem e conquistou sua segunda vitória nesta 3ª Fase do Campeonato Paulista. Venceu o Juventus com propriedade por 3×1 e o placar não diz o que foi o jogo. Os comandados do técnico Zé Sérgio fizeram um bom jogo e poderiam ter vencido por um placar mais dilatado. Mesmo o gol sofrido só aconteceu além dos 4 minutos de acréscimos, após um rebote em cobrança de falta na barreira. O Ituano venceu e convenceu. “Foi uma excelente vitória. Não só pelo resultado em si, com os três gols marcados. Tomamos um gol no final de bobeira. Mas também pelo conteúdo do nosso jogo. Jogamos contra um adversário chato. Sabe o que faz com a bola. Faz uma movimentação que dificulta demais a marcação. Nosso time não mudou a forma de jogar. Jogamos igual a partida contra o Mirassol. A proposta era jogar da mesma forma. Mantivemos o posicionamento e foi excelente por este motivo também” elogiou Zé Sergio. O Ituano subiu para 6 pontos e se isola na 2ª posição. O Santos que tem 6 pontos ainda joga recebendo o Mirassol. Semana que vem o Ituano vai ao bairro da Mooca enfrentar o Juventus. “Temos ainda três jogos pelo returno desta fase. Eu acredito que se tivermos o mesmo comportamento em campo dos dois jogos contra o Mirassol e Juventus, temos grande chance de conseguir a classificação para as 4as de final” disse Zé Sergio.

Com menos de um minuto de jogo, o Ituano conseguiu escanteio pela direita. Matheus Canhota cobrou e Leo Augusto desviou de cabeça para abrir o placar. Fazer o gol logo no início facilitou a partida. “O jogo realmente se tornou mais fácil. Foi uma jogada que treinamos muito e deu certo. A partir daí fizemos o jogo ficar fácil” afirmou o lateral Leo Augusto. O Ituano logo chegou ao segundo gol com um golaço de Matheus Canhota. “Foi uma jogada de linha de fundo do Gabriel que a gente vem treinando bastante e tive a felicidade de pegar de primeira e marcar o gol” falou com simplicidade. Na verdade, não foi tão simples. Canhota pegou de voleio. Um bonito gol! No segundo tempo, o Ituano voltou pressionando e ficou claro que logo ampliaria o placar. Gabriel Barros fez linda jogada e finalizou da entrada da área. A bola desviou e tocou na trave antes de sair pela linha de fundo. João Lucas recebeu de Gabriel Barros, tirou o marcador e bateu colocado. A bola passou muito perto. Até que novamente Gabriel Barros fez boa jogada pela esquerda, entrou na área e deixou Elzio Lohan na cara do gol para fazer 3×0. O próprio Gabriel Barros quase ampliou numa finalização da entrada da área. A bola bateu na rede, pelo lado de fora. Quando o jogo já tinha esgotado o tempo dos acréscimos, saiu o gol do Juventus.    

O atual elenco sub 20 do Ituano tem alguns atletas que jogam juntos há muito tempo. Por exemplo, três atletas têm mais de 100 jogos na base e começaram no sub 15. O atacante Lucas Rodrigues, o volante Gabriel China e o lateral Leo Duarte já passaram da marca centenária. “Isso dá mais tranquilidade para nós jogarmos. Só que quero sempre mais. Não posso acomodar. Quero sempre estar buscando melhorar e crescer” afirmou Leo Duarte que chegou ao clube em 2014. Ele é o mais antigo do elenco. Aos poucos todo o grupo vai entendendo a mensagem que o Zé Sergio passa no dia a dia. A diferença do comportamento do time nos últimos dois jogos após a derrota contra o Santos na estreia da 3ª Fase foi perceptível. “Conversamos com o grupo com o objetivo de acabar com a vaidade pessoal. Nesta partida contra o Juventus, o comportamento foi igual ao jogo em Mirassol. Fomos um time de fato. De verdade. Cada um fez o seu papel e cumpriu sua função. E sem vaidade pessoal. Não teve aquele negócio de ‘eu vou fazer’, ‘eu vou resolver’, como teve contra o Santos. Temos qualidade, mas com emocional ruim, não adianta. Com esta mudança de mentalidade, mudou também a pegada do time. Hoje o time usa 40% da técnica, 30% físico e 30% é emocional. Se um time tiver ligado um com outro. Um ajudando o outro e não pegando no pé do outro, vamos brigar pela classificação. Se nós conseguirmos administrar esta situação, vamos conseguir a vaga” afirmou o experiente Zé Sergio.

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP

Diogo Reis
Fotografo

20/setembro