Ituano terminou a 1a Fase com a melhor campanha da Copa Paulista


23 de setembro de 2018 | Notícias

Na vitória contra o Juventus por 3×1, jogou um novo time titular. E todos souberam aproveitar a oportunidade.

O Ituano alcançou a classificação na antepenúltima rodada. O técnico Vinicius Bergantin pode rodar o elenco no encerramento da 1ª Fase. Depois de derrubar o tabu contra o Audax em Osasco na quarta, ele trocou 9 jogadores para o jogo contra o Juventus. Apenas o goleiro Júnior e o zagueiro Pavani jogaram nas outras partidas. Promoveu a estreia do zagueiro Rodrigo que veio do Guarani de Palhoça. Deu sequência para os reforços João Morelli, Xavier, Marcos Paulo e Matheus Souza. Oportunidade de jogar para os jovens Edson, Luís Henrique e Caprioli. E todos em campo contando com a experiência do volante Paulinho Dias que executou o papel do capitão Correa. Todos corresponderam e o Ituano garantiu a liderança do grupo com uma vitória por 3×1. “Todos aproveitaram bastante. Foi um prêmio para estes atletas que vem se dedicando muito, mas jogando menos minutos. Eles elevaram o nível nos treinamentos. Fortalece muito o grupo. Sempre com pensamento de vitória e puxa todos para cima. Resultado foi uma bela vitória contra o Juventus” comentou Vinicius Bergantin. O volante Paulinho Dias foi o capitão na partida e só tem elogios. “Quando cheguei aqui eu já sabia que as pessoas que estavam no comando são sérias e competentes. Mas com toda sinceridade fiquei muito impressionado com o dia a dia. Todos os setores do clube funcionam. Isso é muito gratificante. Isso faz o trabalho se desenvolver com sucesso. É importante dar esta oportunidade para o mais jovem. Eu já fui jovem e hoje posso ajudar com minha experiência como o Correa está fazendo. E os jovens nos dão energia. Claro que o futebol não é uma ciência exata, mas o caminho que o Ituano está trilhando é o caminho do sucesso” comentou Paulinho Dias.

Com o calor de 31 graus, o jogo no primeiro tempo foi mais lento. O Ituano teve o domínio, criou oportunidades, mas finalizou pouco. As duas melhores chances foram com Morelli que bateu por cima de esquerda e o goleiro pegou. E com Marcos Paulo que desviou de cabeça o cruzamento de Luís Henrique. O segundo tempo foi intenso e saíram os 4 gols. Com 5 minutos Morelli roubou a bola na entrada da área, e tocou na direita para Paulinho Dias bater cruzado e marcar seu primeiro gol. “Fico feliz porque independente de sua idade e de sua experiência, a alegria do futebol é o gol. Fiquei muito feliz em marcar meu primeiro gol com a camisa do Ituano. Isso dá mais confiança. Te dá mais alegria. Vai ganhando destaque e vai mostrando que o grupo é forte” afirmou Paulinho Dias. Marcos Paulo quase fez o segundo. Ele bateu de fora da área e assustou o goleiro Rafael. Aos 9 o lateral Edson fez boa jogada pela direita e fez um passe para Morelli na entrada da área. Ele bateu por cima do goleiro e fez 2×0. “O Morelli entrou gritando. Ele fez uma movimentação muito boa e felizmente consegui fazer o passe para ele. Por isso ele foi comemorar junto comigo” contou Edson. O Juventus conseguiu reagir aos 29 com Vinicius que fez 2×1. O clube da Mooca fez uma pressão, mas o goleiro Júnior evitou o empate em duas boas defesas.

Com a entrada de Breno no lugar do zagueiro Rodrigo, o Ituano promoveu uma mudança tática e o Ituano voltou a pressionar o Juventus. Xavier cruzou pela esquerda e Caprioli deu um toquinho de cabeça e a bola passou raspando o poste direito. Num dos ataques do Juventus, o Ituano foi mortal no contragolpe. Breno recuperou a bola na esquerda, tabelou com Xavier e ganhou na velocidade do marcador. Quando entrou na área, passou pelo zagueiro e cruzou para trás. O lateral Edson que acompanhou a jogada encheu o pé para fazer 3×1. Em seu 7º jogo como profissional, Edson saiu de campo com um gol e uma assistência. “Quando o Breno fez a jogada de contra-ataque eu já imaginei que poderia sobrar para mim. Eu acompanhei e ele fez uma bela jogada e o cruzamento. Felizmente cheguei concluindo bem. Este é o jogo que saio mais contente. Venho trabalhando firme depois da lesão e aguardava minha oportunidade” lembrou Edson de 21 anos. A vitória deu a melhor campanha ao Ituano na 1ª Fase com 26 pontos e 8 vitórias. Ainda tem o ataque mais positivo com 25 gols marcados. São 12 atletas diferentes que marcaram estes gols. E 10 atletas fizeram as assistências. Confirma a participação positiva de todos do elenco. “Isso aumenta a confiança e dá uma dor de cabeça boa para o treinador. Fico contente com o bom desempenho não só coletivo, mas também o individual. Quem ganha é o Ituano” finalizou Vinicius Bergantin. Na próxima fase o Ituano estará no grupo 8 ao lado de Novorizontino, XV de Piracicaba e Taubaté. A 2ª Fase deve começar só no próximo final de semana.

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP

23/setembro