Ituano trouxe de volta o atacante João Morelli que estava na Europa


29 de agosto de 2018 | Notícias

Depois de quase 4 anos na Europa, João Morelli volta para sua casa. A cidade de Itu e o clube Ituano onde começou em 2013.

O Ituano trouxe mais um reforço para a Copa Paulista. Mas este jovem atleta tem história no clube. Nascido em Itu ele começou no sub 17 em 2013 com o técnico Vinicius Bergantin. Jogou com vários atletas que estão no atual elenco. O goleiro Gabriel, zagueiro Fellipe, volante Caprioli, lateral Luiz Henrique, atacante Wesley e o meia Bassani. Morelli não era titular, mas em 8 jogos marcou 3 gols. Em 2014 subiu para o sub 20 junto com o próprio técnico Vinicius Bergantin. No Campeonato Paulista que o Ituano chegou a semifinal ele jogou com outros atletas do atual elenco. O goleiro Júnior, e o zagueiro Mateus. Fez apenas 5 jogos e seguiu para a Inglaterra. João Morelli foi para o Middlesbrough da Inglaterra, onde jogou por dois anos. No clube inglês, ele disputou a Premier League sub 23. No total, Morelli jogou 37 partidas marcou 8 gols e fez duas assistências. Em 2017, foi emprestado pelo Middlesbrough ao Levadia da Estônia, Morelli disputou os seus primeiros campeonatos como profissional. Além da Liga da Estônia, ele jogou a Copa da Estônia e a 1ª Fase Pré-eliminatória da Liga Europa. No total pelo Levadia foram 26 jogos, 19 gols e 7 assistências. Morelli levou o Levadia ao vice-campeonato da Liga Estoniana da temporada 2017. Ele foi o vice artilheiro da equipe na competição com 17 gols. No primeiro semestre de 2018, o atacante foi para o Fleetwood, que disputa a League One da Inglaterra. Pelo time inglês, ele jogou duas partidas e marcou um gol. “Eu fui numa hora muito difícil para o Fleetwood e não tive oportunidades de jogar por conta da situação do clube. Então surgiu a oportunidade de voltar para o profissional do Ituano. É sempre uma boa opção estar perto de casa, já que nasci em Itu. Nunca tive a oportunidade de jogar pelo profissional do Ituano. Saí muito novo para a Europa. Acho que será uma boa vitrine para mim. Uma oportunidade boa de voltar a jogar e ter uma sequência boa” comentou João Morelli sobre o seu retorno para sua casa. A cidade natal Itu e o clube Ituano onde começou.

Na Europa sua melhor temporada foi justamente a primeira como atleta profissional. Ele disputou a Liga da Estônia pelo Levadia, clube da capital Tallim. Ele foi vice-campeão, terminou a temporada como vice artilheiro da Liga com 17 gols em 22 jogos. Rimo Hunt foi o artilheiro com 20 gols. E na temporada 2017, em 26 jogos pelo Levadia, marcou 19 gols e fez 7 assistências. Ainda teve a oportunidade de disputar uma fase classificatória para a Liga Europa. De volta ao Ituano, ele espera fazer o mesmo sucesso que fez no Levadia. “Essa é a ideia. Hoje eu sou profissional. Acho que a oportunidade de jogar essa Copa Paulista, que tem um nível muito bom, vai fazer eu crescer de novo e voltar a ter confiança e jogar bem. Acredito que irá depender só de mim. Eu jogando bem e fazendo o meu, acho que a oportunidade de jogar o Paulista o ano que vem é grande. Se eu fizer a sequência de gols que fiz no Levadia com certeza vou para o Paulista, sem dúvidas” afirmou João Morelli que já está treinando com o elenco há uma semana. Sua documentação já regularizada e está a disposição do técnico Vinicius Bergantin. O próximo compromisso será na outra quarta, dia 5, contra o Nacional no Novelli Júnior.

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP

29/agosto