Ituano vai disputar sua 15a Copa Paulista


29 de junho de 2016 | Notícias

Ituano de Juninho Paulista e São Paulo de Pintado abrem a Copa Paulista no domingo. Os dois estiveram no lançamento da competição na Federação.

Simultaneamente a disputa da Série D, o Ituano vai disputar a Copa Paulista neste semestre. A estreia será no domingo pela manhã no Novelli Júnior contra o São Paulo. O jogo está marcado para as 10hs e com promoção das garrafas PET. São 3 mil ingressos disponíveis para a troca. Neste ano a Federação Paulista convidou os clubes participantes e a imprensa para fazer um lançamento oficial da competição. A Copa Paulista oficialmente começou em 1999, mudou de nomes algumas vezes, mas sempre designou ao campeão uma vaga para a Copa do Brasil. Neste ano serão duas vagas. O campeão escolhe se quer disputar a Copa do Brasil ou a Série D do próximo ano. A outra novidade é que os clubes que estão na Série A e B foram convidados e além do São Paulo, Santos e Bragantino aceitaram e vão participar. “Isso é muito bom. Na minha época de atleta, o São Paulo criou o expressinho que disputava outras competições, mas éramos um único elenco. Apesar do Muricy comandar, o Telê participava muito. Os atletas estavam muito próximos dos principais atletas do elenco. Nós vamos fazer isso no Ituano. Temos um elenco só, com mais atletas para termos condições de disputar as duas competições. O Tarcísio comanda na Série D e o seu auxiliar Vinicius vai dirigir o time na Copa. Assim todos têm a ganhar” explicou Juninho Paulista que foi convidado a participar de um debate após a apresentação ao lado do diretor da Federação, Mauro Silva, e do Pintado que representou o São Paulo.

São 26 clubes divididos em 4 grupos. São dois grupos de 7 clubes e dois grupos de 6. Os 4 primeiros colocados se classificam para a 2ª fase. O Ituano está no grupo 3 ao lado do São Paulo, Bragantino, XV de Piracicaba, Paulista, Juventus e Red Bull. São 4 clubes que disputaram a Série A1 deste ano.  Neste grupo 6 dos 7 clubes já chegaram a final. Ituano foi campeão em 2002, Juventus em 2007 e o Paulista em 1999, 2010 e 2011. O Bragantino foi vice em 2006, XV de Piracicaba em 2008 e Red Bull em 2010. O São Paulo que disputou três edições em 2003, 2004 e 2005 nunca passou da 1ª fase. O Ituano enfrentou 3 vezes o São Paulo e soma 3 vitórias. Domingo pela manhã começa a Copa Paulista com um status diferente. Mais valorizada! Mais atraente! Com novos objetivos. “Nosso intuito é promover atletas da base já pensando na Série A1 do ano que vem. Eu lembro que o time campeão Paulista em 2014 foi formado em 2013 com o próprio Doriva na Copa Paulista. Naquele ano chegamos as 4as de final depois de 10 anos. A competição serve também para observarmos e darmos oportunidades para os jogadores que estão jogando menos, e assim ganhando maior experiência, se preparando para competições mais fortes” lembrou Juninho Paulista. Em 2013 o atacante Marcão foi o artilheiro da competição com 7 gols. Hoje ele é titular na série D.

Acaz Fellegger
Jornalista mtb 19.426 SP

29/junho