Ituano vem forte para a Copa São Paulo


28 de novembro de 2017 | Notícias

Técnico Ricardo Severo iniciou a preparação do elenco com 16 do sub 20 e 14 que fizeram boa campanha no Paulista sub 17.

O Ituano começou a se preparar para a Copa São Paulo 2018 há mês. O retrospecto positivo dos últimos três anos quando chegou duas vezes as Oitavas de final nas Quartas em 2016, é encarado como motivação pelo técnico Ricardo Severo. “Eu vejo com alegria, porque posso estar buscando um algo a mais. Vejo com uma responsabilidade grande também. Sabendo que temos que fazer um trabalho bom para que a gente consiga manter o nível. Espero que a gente consiga passar um pouquinho mais das fases que o Ituano vem passando. Ainda sonho com uma final do Ituano. Espero que a gente consiga disputar o título” afirmou o técnico Ricardo Severo que chegou há um ano no Ituano e já teve oportunidade de trabalhar na Copa São Paulo. Mas não como técnico. “Essa competição é espetacular. Uma enormidade absurda. Nível nacional, mas a gente sabe que ela é acompanhada mundialmente. Sempre foi um sonho trabalhar numa Copa São Paulo como técnico principal. Já trabalhei em algumas com Santos, Palmeiras e Corinthians, sempre auxiliando. Feliz por estar aqui hoje. E temos a expectativa de que a gente consiga chegar num futuro bem promissor. Então, eu tenho essa felicidade hoje” afirmou Ricardo Severo.

O elenco de 30 atletas do Ituano tem 16 jogadores do sub 20 e 14 que subiram do sub 17 e que realizaram a melhor campanha da categoria no Campeonato Paulista deste ano. O zagueiro Gustavo que vai disputar sua terceira Copa São Paulo já passou por esta fase de transição. Ele sabe da importância de uma boa integração de quem sobe da categoria. “Estamos recebendo eles da melhor forma possível. Tentando deixá-los à vontade para poder desenvolver o melhor futebol deles. Conversando sempre para tentar tirar alguns vícios. Mostrando que o jogo do sub 20 é muito diferente do sub 17. E tentar ajudar no que for preciso. Acompanhar os treinos deles e passar a experiência que nós temos a mais para ajudar a equipe” explicou Gustavo que chegou ao Ituano em 2015 para o sub 17. Ricardo Severo elogia a perfeita harmonia entre os jovens. “Está espetacular. Os meninos que não estavam conosco, que estão subindo do sub 17, são espetaculares. Atletas de extrema qualidade e com comprometimento. Só veio a engrandecer o grupo. Meninos excepcionais que eu tenho certeza que vão dar grandes frutos ainda ao Ituano”.

A estreia do Ituano na Copa São Paulo será dia 3 contra o desconhecido Santa Cruz de Maceió. Dia 6 enfrenta o conhecido XV de Piracicaba e fecha a primeira fase contra o Vila Nova, 3º colocado no Campeonato Goiano. Independente das diferenças dos adversários, o Ituano promete jogar da mesma forma. “Nós estamos acostumados a sempre ditar o ritmo do jogo. E vamos entrar em campo para fazer isso. Ditar o ritmo do jogo e claro, respeitar os adversários também” afirmou o volante Matheus que também jogou a Copa São Paulo deste ano.  “Essa será a minha terceira, e a segunda que eu irei sair jogando como titular. Graças a Deus eu sempre tive a oportunidade de passar e chegar ao mata-mata. Espero que o ano que vem não seja diferente. Sei da importância e da dificuldade. Eu creio que temos uma equipe muito competente e forte. Tanto tecnicamente quanto fisicamente. E acredito que temos grandes pretensões no campeonato” lembrou o já experiente Gustavo. Além de técnica e fisicamente, o elenco demonstra força mental. “Temos que ter espírito de vencedor. Porque a gente sabe da responsabilidade que é vestir a camisa do Ituano. E se eu não me engano, é a terceira Copa São Paulo que o Ituano vai bem. E a gente sabe como é a responsabilidade da gente ir bem nessa também” afirmou Matheus.

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP

28/novembro