Ituano vence a Portuguesa e garante classificação antecipada na Copa Paulista


16 de setembro de 2018 | Notícias

João Morelli fez o gol da virada aos 41 do 2o tempo e foi comemorar com a família no alambrado.

Dos quatro grupos da Copa Paulista, apenas o grupo 4 ainda não tinha nenhum time classificado. É o mais equilibrado. Depois de 11 rodadas, 6 dos 7 clubes ainda brigavam por uma das 4 vagas. Agora só restam três vagas. O Ituano venceu de virada a Portuguesa no Novelli Júnior por 2×1 e garantiu a classificação faltando duas rodadas para terminar a 1ª Fase da competição. “Conseguimos a classificação com bastante méritos. Uma grande vitória. O time teve paciência e maturidade para conseguir a classificação com esta vitória de virada diante da Portuguesa. Começamos com 9 atletas formados na base, claro que contando com o Correa que iniciou a carreira no clube. Quatro jovens participaram da construção dos gols. Bassani, Martinelli, Gui Mendes e Morelli. Eu fico muito contente com esta característica do clube. Eu que estou bastante tempo no clube enxergo o trabalho sólido e a longo prazo. Temos que valorizar todos que trabalham no clube. Esse é o DNA do clube em apostar nos garotos da base. Esse é o primeiro bom resultado desta Copa Paulista” lembrou o técnico Vinicius Bergantin. Faltando duas rodadas, já são 10 clubes classificados. Faltam 6 vagas para a 2ª Fase. No grupo 4, além do Ituano, o Audax também garantiu classificação. Os dois disputam a liderança do grupo na quarta em Osasco.

Com uma temperatura agradável de 22 graus e a melhor presença de público no Novelli em 5 jogos, o Ituano começou pressionando. A melhor chance foi uma finalização da entrada da área com Serrato para o goleiro Leandro colocar para escanteio. A pressão durou 15 minutos até que a Portuguesa começou ir ao ataque. Após um escanteio cobrado na direita, o atacante Fernandinho acertou um bonito chute no ângulo. Indefensável para o goleiro Júnior. A vantagem durou pouco tempo. Bassani recebeu na entrada da área, protegeu a bola e deixou Martinelli livre na esquerda para já dentro da área, tirar o marcador e empatar a partida aos 24 minutos. “É meu terceiro gol, mas continuo com a ansiedade nos jogos. Ainda tenho que continuar aprendendo com os mais velhos do elenco. É isso que faço todos os dias” falou com humildade Martinelli de apenas 18 anos. O jogo ficou bom! Correa e Martinelli quase ampliaram. Já a Portuguesa em outro bonito chute de fora da área quase desempatou com Rodrigo Vilares. No segundo tempo o jogo caiu um pouco. Vinicius Bergantin colocou João Morelli em campo aos 38 minutos. Quatro minutos depois, Gui Mendes recebeu na entrada da área, fez o pivô e soltou para Morelli bater de canhota no canto e marcar o gol da vitória. Este é o primeiro gol dele no Ituano. “Foi uma emoção muito grande. É meu primeiro gol como profissional aqui no Ituano, aqui no Brasil. Diante de toda minha família que veio me apoiar e torcer para o time. Sem palavras” comentou emocionado João Morelli.

Curiosamente neste jogo os dois gols foram construídos por quatro jovens que começaram na base do Ituano como destacou o técnico Vinicius Bergantin. Os garotos sabem reconhecer. “É um clube que dá oportunidade para todos os garotos. Desde que trabalhe firme e focado que você terá sua chance. Aí cabe a cada um agarrar a oportunidade. A concorrência é boa. Tem muita gente de qualidade” disse Martinelli que subiu este ano. “Isso mostra que o Ituano segue fazendo um bom trabalho e com certeza vai continuar revelando muitos jogadores. Os garotos que subiram são muito bons. Eu vejo no dia a dia. A concorrência é boa. A motivação aumenta cada vez mais. Não tem como acomodar” afirmou Joao Morelli que saiu do sub 20 para a Inglaterra há 4 anos e retornou neste semestre. O próprio técnico Vinicius Bergantin que também começou no clube é um exemplo. “Eu falo para eles que nós crescemos com a concorrência sadia no dia a dia dos treinos. No jogo é a confirmação. Se a gente esperar crescer só nos jogos vamos desperdiçar o trabalho desenvolvidos nos treinamentos. Essa garotada tem uma mentalidade boa e vencedora desde o sub 15 e sub 17. Isso é muito bom! ”

ITUANO
Júnior; Fellipe, Mateus e Pavani; Wesley, Serrato (Paulinho Dias aos 75), Correa, Bassani (Morelli aos 83) e Giba: Martinelli (Bruninho aos 75) e Gui Mendes. DT: Vinicius Bergantin. 

Gols: 0x1 Fernandinho aos 19, 1×1 Martinelli (assistência de Bassani) aos 24 do 1o; 2×1 Morelli (assistência de Gui Mendes) aos 42 do 2o tempo.

Árbitro: Alessandro Darcie

Público: 620  –  Renda: R$ 7.932,00

 

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP