Ituano vence o São Bento em Sorocaba e encosta no líder


7 de Março de 2018 | Notícias

Júnior Santos marcou seu terceiro gol em seu terceiro jogo como titular. Desta vez Marcelinho fez a assistência na jogada.

O Ituano sabia que o derby em Sorocaba contra o São Bento seria decisivo. Para um ou para outro. Faltando duas rodadas para terminar a 1a Fase, os dois clubes da região precisavam da vitória. Com este caráter de definição para a classificação no campeonato, um público razoável compareceu ao Walter Ribeiro e viu uma boa exibição do Ituano. Os 2.430 torcedores viram o Ituano jogar melhor, abrir o placar com mais um gol de Júnior Santos, e criar inúmeras outras oportunidades. No final os torcedores do Galo de Itu que apoiaram a equipe em Sorocaba voltaram felizes para Itu com a vitória clássico. “Passei para os atletas na preleção que num derby temos que ter 100% de espírito de guerra e de qualidade técnica para ganhar o jogo. Os jogadores incorporaram este espírito. Guerrearam nos momentos que foram preciso, com determinação ofensiva. E jogaram um futebol de qualidade, talvez a nossa melhor exibição no primeiro tempo. Tiveram competência e comprometimento. Estão com a cabeça totalmente voltada para ajudar o clube. Fica aqui o meu agradecimento aos jogadores pela vitória e aos nossos torcedores que compareceram a partida” comentou Vinicius Bergantin. A vitória colocou o Ituano ao lado do Corinthians na liderança do grupo A com 17 pontos. Dois pontos a frente do Bragantino. A definição dos classificados sairá no domingo com todos os times jogando no mesmo horário as 17hs. O Ituano vai receber o já classificado Palmeiras no Novelli Júnior. Quanto ao derby, a vitória contra o São Bento manteve um tabu de 5 anos sem derrota. É a 12a vitória em 18 jogos do novo derby que começou em 1990.

Com 15 minutos de jogo, o Ituano havia criado três chances claras de gol. Uma com Claudinho, outra com Marcelinho e Baralhas quase faz no rebote do goleiro. E outra que Giba pegou de primeira, na esquerda, em diagonal. Até que em novo ataque do Ituano, Marcelinho acionou rápido Júnior Santos pelo meio. Ele tirou o marcador da frente e bateu forte, no canto, para marcar um golaço. Seu terceiro gol em seu terceiro jogo como titular. O Ituano seguiu com amplo domínio e poderia ter feito o segundo gol em nova jogada de Marcelinho. Depois da boa jogada do ataque do Galo, ele finalizou por cima. O goleiro Rodrigo Viana tocou com as pontas do dedo e a bola foi na trave. No início do segundo tempo, nova oportunidade do Ituano marcar. Giba desceu pela esquerda e tabelou com Júnior Santos. Ele tocou no meio para Tony que enfiou uma bola para Guilherme dentro da área que finalizou em cima do goleiro. Aos poucos como o segundo gol não saiu, o São Bento foi crescendo. Mas encontrou uma boa defesa com Ricardo Silva tirando todas as tentativas de se aproximar da área. Nas duas tentativas de fora da área, mais uma vez Vágner foi seguro. Na melhor chance do São Bento, a bola foi na trave e saiu. Ao final da partida ficou claro que  a vitória de 1×0 foi pequena para o volume de jogo do Ituano. Mesmo com o técnico Vinicius Bergantin promovendo três alterações por causa dos cartões. “Desde quando começamos o trabalho de pré temporada, aprendi da minha época de atleta, de sempre treinar todos da mesma maneira. Com o mesmo tempo para todos os atletas no trabalho ofensivo ou defensivo. Assim vamos criando um padrão. Assim todos os nossos jogadores tem na cabeça os nossos conceitos. Tanto é que todos os nossos zagueiros já jogaram neste campeonato. E pude utilizar quase todo o elenco nestes 11 jogos” lembrou Vinicius Bergantin. 

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP

Miguel Schincariol
Fotografia

7/março