Ituano venceu a primeira final


29 de abril de 2021 | Notícias

Ituano comemorou vitória contra o São Caetano. Quebrou a sequência negativa e um tabu de 10 anos.

Os dois campeões Paulistas deste século fizeram um jogo decisivo no estádio Anacleto Campanella. O Ituano precisava quebrar a sequência negativa de 5 derrotas seguidas. E o São Caetano precisava da primeira vitória para sair da zona de rebaixamento. Por isso foi um jogo tenso. Com mais jogadas trabalhadas em busca do gol, o Ituano marcou numa bonita jogada de Fernando Medeiros que ajeitou o cruzamento de Fernandinho com o pé direito e bateu forte de pé esquerdo. “O Pegorari falou antes do jogo que tínhamos que entrar muito focado e não importava o placar, mas tínhamos que ganhar a partida. O que importava era conquistar os três pontos. Muito feliz em poder dar o sorriso de vitória” contou Fernando Medeiros. A vitória por 1×0 devolveu a tranquilidade ao Ituano. “Vejo como justa a nossa vitória. O time se comportou muito bem. Os atletas tiveram uma concentração acima da média, uma disposição incrível. Estou muito contente por tudo o que eles apresentaram. Os jogadores que entraram e todos souberam sofrer em busca deste resultado. Queríamos ´matar´ o jogo no contra-ataque após o 1×0, as vezes acabava tomando um contra-ataque e isto ficava perigoso. Mas demonstramos uma garra acima da média que o momento pede. Agora é olhar para frente na tabela” comentou o técnico Vinicius Bergantin. O Ituano melhorou sua posição na classificação geral e agora tem 10 pontos com três vitórias no Campeonato Paulista. E ainda quebrou um tabu. Há 10 anos não vencia o São Caetano no ABC. A última também foi por 1×0, no Paulista de 2011.

Mais uma vez Vinicius Bergantin teve que mandar a campo um time com alterações por causa das expulsões de Jeferson e Taliari. Tarik, Kadu Barone e Fernando Medeiros iniciaram no time titular. E o zagueiro Matheus Mancini fez sua estreia na defesa por causa da lesão de Sueliton. Logo com 11 minutos, Bruno Lopes sentiu e deixou o campo para a entrada de Victor Rangel. Em seguida quase chegou ao gol após escanteio de Medeiros para a cabeçada certeira de Léo Santos. O goleiro Luís fez a defesa. No final do 1º tempo, um susto. O atacante Valter chutou de fora da área e acertou o travessão. No início do segundo tempo, o Ituano finalmente marcou. Fernandinho cobrou escanteio aberto para Fernando Medeiros. Ele ajeitou com categoria e deu um bico de esquerda. Gol do Ituano!  “O gol é o momento mais importante do futebol. Pude fazer o gol de bico. Joguei futsal minha infância toda e tenho este recurso. Vale também! Ronaldo e Romário também fizeram de bico. O importante é fazer o gol!” afirmou Medeiros que marcou seu primeiro gol pelo Galo de Itu. No final houve uma confusão que provocou a expulsão do técnico Vinicius Bergantin. “Fiquei muito chateado com a questão do `fair play´. Hoje em dia não cabe mais desrespeitar esta situação. O Fernandinho teve um choque e jogamos a bola para fora. Eles fizeram uma bola longa e não devolveram. Teve uma discussão calorosa. Errei da minha parte, atletas deles também por não ter devolvido. O próprio Luís reconheceu que deveriam ter devolvido a bola. Alguns se desculparam, outros não. Faz parte desta fase. Uma pena, pois não vou participar do próximo jogo. Foi o preço para sair desta situação que estava incomodando demais. Tínhamos 4 finais e agora temos três!”.

O próximo compromisso será contra a Ponte Preta no Novelli Júnior. Jogo que já foi final de Série A2 em 1989. Depois tem a Ferroviária em Araraquara no meio da próxima semana e encerra a 1ª Fase contra o Santo André, outro jogo que remete a final de Copa Paulista e final do Troféu do Interior. Este é o espírito que todos no Ituano querem para estes três jogos. “Focados os 90 minutos. Isto que eu pontuei. Seria uma final. Estávamos numa situação incomoda na tabela e tínhamos que oferecer uma resistência acima da média. Sabíamos que o São Caetano iria para frente. Foi um jogo de tudo ou nada para eles. Óbvio que eles ainda têm chances matemáticas de permanecer, mas este era o último jogo em casa deles. Este era o jogo que eles estavam apostando para sair daquela zona de rebaixamento e nos segurar na classificação. Ainda não está definida esta situação. Precisamos de pontos, mas a gente teve um bom comportamento e merecemos esta vitória” afirmou Vinicius. Os atletas compraram esta ideia. Tanto que na saída de campo, na entrevista para a transmissão da televisão, Medeiros afirmou que `vamos ganhar´. “A gente mostrou desde o início do jogo. Estávamos melhores em campo. E com pensamento positivo atrai coisas positivas. Foi o que eu levei para o time no intervalo. Disse para o time como na entrevista que iríamos ganhar o jogo e graças a Deus pude fazer o gol da vitória” disse o determinado Fernando Medeiros.

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP

Miguel Schincariol
Fotografo

29/abril