Ituano venceu a segunda consecutiva no Paulista


4 de março de 2021 | Notícias

Ituano venceu o clássico contra o São Bento por 1×0, gol marcado pelo Iago Dias cobrando pênalti.

Antes de começar o ItuBento 23, uma verdadeira tempestade caiu na cidade de Itu. Apesar da forte chuva que atrapalhou o aquecimento das duas equipes, o gramado não foi prejudicado pela boa drenagem. E nem o jogo foi afetado. Já sem a chuva o clássico regional foi disputado e aguerrido. No final prevaleceu o melhor futebol do Ituano que venceu por 1×0. “A gente já esperava um jogo deste calibre. Tenso, ás vezes preso e com o São Bento marcando forte. Nós também estivemos bastante atentos com as transições deles, mesmo assim tiveram duas boas oportunidades no primeiro tempo. Mas conseguimos com boas movimentações ofensivas chegar ao gol através do pênalti. No segundo tempo, teve mais tensão. Poderíamos ter encaixado melhor nossa saída de bola nos contra-ataques. Estou satisfeito com a leitura de jogo, com a entrega e postura dos nossos atletas dentro do nível do campeonato e desta partida. Fizemos um jogo com praticamente risco zero. Não demos oportunidade ao adversário. Isto demonstra a maturidade deste elenco” comentou o técnico Vinicius Bergantin. O gol saiu aos 45 minutos da primeira etapa. Fernando Medeiros lançou Bruno Lopes que recebeu dentro da área e com um toque de cabeça tentou tirar o zagueiro Dirceu que colocou a mão na bola. Pênalti marcado e Iago Dias bateu com qualidade e fez o gol.

Com uma diferença de 65 horas do término da vitória em Campinas para o início da partida no Novelli Júnior, o técnico Vinicius Bergantin foi obrigado a promover três alterações. Taliari saiu lesionado e deu lugar a estreia do meia Fernando Medeiros. Tarik e Branquinho que foram titulares contra o Guarani, desta vez começaram no banco e entraram na segunda etapa. Bruno Lima e Fernandinho que entraram no jogo na segunda, desta vez começaram jogando. “Estou muito satisfeito com a atuação de todos. Eu falei com eles sobre as mudanças, foi uma decisão difícil.  Ambos estrearam muito bem em Campinas. Mas eles deram sinais de cansaço. Tempo curto de um jogo para o outro e optei pela mudança. É a confiança que temos no elenco. Tenho jogadores com características diferentes, mas com o mesmo nível para manter o patamar de jogo. Fiquei satisfeito com os três que entraram assim como com os que entraram no segundo tempo. Gostei das estreias de Fernando Medeiros e do Roni que entrou depois. Branquinho e Tarik entraram muito bem jogando com inteligência. O Rangel com uma movimentação muito boa. Esta vitória é a força do grupo” explicou que ainda promoveu a estreia de Roni que entrou aos 23 do 2º tempo.

Se na rodada de abertura, o Ituano conseguiu um feito inédito. Estrear com uma vitória fora de casa, agora conseguiu outro. Conquistar pela primeira vez em 27 participações no Campeonato Paulista duas vitórias seguidas no início da competição. Vinicius Bergantin valoriza o momento e aproveita para homenagear alguém especial. “Agradeço ao grupo de atletas e ao clube que vem dando todo este apoio. Este é o meu quarto Paulista e consegui um número importante. Estas duas vitórias não nos garantem nada, mas sinaliza para o campeonato e nos dá confiança. Longe de ter conquistado algo. E quero dedicar esta vitória para um treinador que foi um pai para mim, que é o Ruy Scarpino. Fiquei muito triste ontem quando recebi a notícia. Era um cara muito do bem, excelente profissional e que sempre nos fazia sorrir. Meus sentimentos a família e amigos. Que ele descanse em paz. Ficam as lembranças dos seus ensinamentos de uma pessoa especial que ele foi”. O técnico Ruy Scarpino faleceu nesta terça em decorrência do Covid. Ele conquistou o título Paulista de 2002 que tinha o Vinicius Bergantin como capitão. O time entrou com uma faixa com a seguinte frase: “Nosso eterno agradecimento ao técnico Ruy Scarpino. Descanse em paz.”

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP

Miguel Schincariol
Fotógrafo

4/março