Ituano volta de Criciúma com mais uma vitória


15 de novembro de 2020 | Notícias

Léo Duarte na marcação contra o Criciúma no Heriberto

Ituano conquistou a terceira vitória consecutiva nesta Série C. A segunda seguida fora de casa.

O Ituano retornou ao estádio Heriberto Hulse para enfrentar o Criciúma após 13 anos. Naquela partida pela Série B, o Ituano retornou com uma derrota por 3×0. Desde 2014 que o Ituano voltou a disputar regularmente o Campeonato Brasileiro, o Ituano voltou a Santa Catarina mais 8 vezes. Venceu em Lages e Blumenau (duas vezes) na Série D. Desta vez enfrentando um grande catarinense fez um jogo perfeito. Com marcação, velocidade e troca de passes. Até pênalti o goleiro Edson defendeu. Com gols de Mateus Criciúma, que ironia, e Taliari, o Ituano conquistou a terceira vitória consecutiva nesta Série C. “Foi uma vitória madura. Conversei com alguns atletas e com o próprio Correa que voltou a jogar. Falei que para ganharmos jogos como esse precisamos de maturidade, independentemente da idade. Nós construímos com os 11 atletas em campo pensando e agindo da mesma maneira. Claro que houve momentos de dificuldades. Apesar de sofrer com o lance de pênalti, ficamos felizes com a defesa do Edson. Tivemos a entrada do Léo Rigo. Marquinho e Correa voltando. São 4 peças que mudamos na equipe. Não é fácil. Mais uma prova que todos estão engajados nesta boa campanha. Ainda não conseguimos a classificação, esta maturidade que o elenco construiu durante a competição nos deu a vitória” comentou o técnico Vinicius Bergantin. O Ituano chega a 23 pontos e retorna mais uma vez ao G4. Desta vez, mesmo com a conclusão da 15ª rodada nesta segunda, o Ituano não sai da 4ª posição.

O jogo no ótimo gramado do Heriberto Hulse começou com o Ituano atacando. Mesmo jogando fora de casa. Marquinho recebeu na esquerda e bateu cruzado. Com perigo! No segundo bom ataque, a bola foi trabalhada de pé em pé com Breno Lopes, Marquinho, Guilherme, Taliari até sair o gol de Criciúma. “Foi gol do Ituano! Estou muito feliz com o meu gol e com a nossa vitória. Estamos numa sequência muito boa. Passei aqui com 14 anos de idade e quando fui para o Paulista, me colocaram o apelido de Criciúma. Mas não coloco como Lei do ex. Joguei aqui muito jovem e voltar e fazer o gol foi maravilhoso. Nós fazemos este trabalho de posse de bola durante a semana. O Vinicius exige bastante da gente. E nos jogos estão saindo as jogadas. Estamos bem entrosados” explicou Mateus Criciúma que por ironia foi o autor do gol. O Ituano continuou melhor. Taliari roubou a bola e na disputa com o goleiro bateu por cima. Mas deu tempo do zagueiro chegar e evitar o gol. Na segunda chance saiu o gol. De novo Taliari, roubou a bola e na saída do goleiro, ele ameaçou bater, o goleiro caiu e ele chutou forte por baixo. “Acho que foi o meu melhor jogo aqui no Ituano. Já estava incomodado com o jejum de gol. Desta vez fiz assistência e gol” falou com um sorriso. No segundo tempo, o Criciúma voltou com alterações e o Ituano teve que tirar Guilherme porque recebeu uma “paulistinha” na coxa. O árbitro potigar Zandick Gondim marcou pênalti para o time da casa. O goleiro Agenor bateu forte no canto e o goleiro Edson fez grande defesa colocando para escanteio.

O Ituano conseguiu vencer mais uma partida sem sofrer gol. Foi a quarta vitória E sexto jogo sem sofrer gol. E ainda teve chance de ampliar com Marquinho e Eduardo Lopes. Mesmo com esta sequência de três vitórias seguidas, a disputa pela vaga na próxima fase continua ponto a ponto. A diferença do 2º colocado para o 5º colocado é de um ponto. “Disputa muita acirrada pela classificação. Alguns times lá em cima como o Brusque e o Ypiranga vem oscilando. O Londrina sempre pontuando. Ituano e Tombense num crescente muito boa. Não há nada definido, mas a gente sabia que para o Ituano se fixar na briga pela classificação teríamos que embalar uma sequência de vitórias. Isso aconteceu com o Ypiranga e Brusque no início do campeonato. Com o Londrina e o próprio Volta Redonda também. Estávamos em busca desta sequência. Demos dois passos bons fora de casa, e lembrando também da vitória muito importante contra o Brusque em casa. Agora temos que jogar da mesma forma estes dois jogos no Novelli. Com a mesma humildade, mesmo trabalho e mesmo propósito, fortalecendo este elenco” explicou Vinicius que faz um alerta para os dois próximos jogos contra o Boa Esporte e Ypiranga. “Não vamos mudar o nosso comportamento em casa. No futebol não se pode dar margem para relaxamento. Já conversei sobre isso com a comissão técnica. Já avisei os jogadores. Vamos curtir este momento, mas não podemos desperdiçar este bom retrospecto que conseguimos no campeonato. Vamos ser chatos. Vamos aumentar o ritmo, treinar forte e nos concentrar para continuar com esta sequência vitoriosa no campeonato”.

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP

Celso da Luz
Fotografo/Criciúma

15/novembro