Os segredos da boa campanha do Ituano


19 de março de 2019 | Notícias

Ituano está classificado antecipadamente para as 4as de Final do Paulista.

O Ituano se classificou para as 4as de final do Campeonato Paulista com uma rodada de antecedência. Em 2014 quando conquistou o título só se classificou na última rodada após vencer o Penapolense em casa. Na rodada anterior venceu o São Paulo no Morumbi quando encaminhou a vaga. Marcelinho que jogou estas duas partidas compara os dois elencos. “O grupo é muito parecido. Principalmente na questão de amizade. Em 2014 nós nos dávamos muito bem fora de campo e dentro de campo. E hoje é a mesma coisa. A união que nós levamos de fora para dentro de campo tem feito a diferença. Um corre pelo outro e um se doa pelo outro. E para mim, é uma soma positiva. Dá para buscar coisas maiores no campeonato, mas tem que ser passo a passo. Temos condições de avançar. Só não pode ter soberba. Isso é que prejudica. Vamos concentrados e com os pés no chão” comparou Marcelinho que no último jogo chegou a 53 partidas no clube pela Série A1. Ele empatou com Erivelton como 10º maior atleta com mais jogos no Paulista. “Sou muito feliz aqui. É um clube que me sinto muito bem. Me acolheu muito bem. Todas as pessoas aqui me receberam muito bem. Me sinto em casa. Venho trabalhar aqui com muita alegria. Estou ainda mais feliz em fazer parte desta lista dos 10 jogadores que mais jogaram com esta camisa num campeonato tão importante como o Paulista. Só tenho que agradecer. Quero fazer mais jogos e fazer parte da história do clube para sempre. Quem sabe a gente não chega mais longe” afirmou Marcelinho.

A regularidade do Ituano ao manter uma base longeva e promover a subida dos destaques na base merece destaque. O zagueiro Leo foi o primeiro atleta da base a subir para o profissional na gestão do Juninho Paulista. Ele foi campeão Paulista em 2014 e também está próximo de entrar para o “top ten” do Ituano no Paulista Série A1. Leo tem 52 jogos, mesmo número do lateral esquerdo Peri que chegou ao clube há 4 anos. “É uma marca chegar neste seleto grupo dos 10 mais. Cheguei em 2015 e fui bem recebido pelos atletas, comissão técnica e diretoria. Conquistei a confiança, o trabalho foi bem feito e renovamos o contrato. Estou feliz com este tempo que visto a camisa do Ituano. Espero conquistar os novos objetivos. Já conquistamos alguns como chegar as 8as na Copa do Brasil, a melhor participação, o título do Troféu do Interior e infelizmente só não conseguimos o acesso para a Série C em 2016. Batemos na trave. Quem sabe neste ano já que estamos fazendo uma boa temporada” lembrou Peri que também faz um alerta para esta fase de play off do Paulista. “Temos que ter cuidado com extracampo. Com o que se fala. Não se precipitar. Estar muito focado no jogo e no trabalho. Um passo de cada vez. Vamos agora pensar no Corinthians e depois nos jogos das quartas para chegarmos longe na competição” disse Peri.

Regularidade, longevidade e valorização de quem tem história no clube. Vinicius Bergantin é o técnico há dois anos do profissional do Ituano. Em 10 anos ele é o 7º técnico na gestão do Juninho Paulista. Isso tem importância. ‘Isso é significado de organização, coerência, continuidade que é a marca da gestão do Juninho. Ele dá tranquilidade e confiança para o treinador trabalhar. Confiança e convicção de que quando se contrata o jogador que ele é do perfil do clube. Isso ajuda muito” comentou Vinicius Bergantin que nesta quarta contra o Corinthians chega a 28 jogos na Série A1. Ele se torna o 3º técnico com mais jogos na competição. Ultrapassa o campeão Doriva que fez 27 jogos e fica atrás apenas de Tarcísio Pugliese e de outro campeão Ruy Scarpino. “Três grandes referências para mim. O Ruy foi meu treinador no meu começo aqui como atleta. Começamos de forma maravilhosa com a campanha do título de 2002. O Doriva uma referência também como pessoa. Tenho um carinho grande por ele. E o Tarcísio que me convidou em 2014 na Série D para ser seu auxiliar mesmo ainda sendo treinador do sub 20. Nunca tinha falado comigo. E logo após um almoço ele demonstrou confiança e fez o convite. Estou muito feliz em fazer parte deste grupo de grandes treinadores, mas também de grandes amigos”. Esse é o Ituano!

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP 

Miguel Schincariol
Fotografia

19/março