Paulista sub 20 começa no início de agosto


30 de junho de 2021 | Notícias

Elenco do Ituano sub 20 na Copa São Paulo 2020

Do elenco da Copa São Paulo do ano passado, o goleiro João Victor já fez sua estreia no profissional.

Com a participação de 54 clubes, a Federação Paulista confirmou para o dia 5 de agosto a primeira rodada do Campeonato Paulista sub 20. O Ituano estreia em casa contra o Atibaia, ás 15hs. Após a ausência no ano passado por causa das consequências da pandemia, o Ituano confirmou presença na competição. “Estamos fazendo a remontagem do elenco sub 20 por causa do longo período sem competição e a saída de alguns atletas. A categoria ficou reduzida e com atletas mais jovens. Hoje nossa base é 2003, mas ainda assim estamos montando uma equipe competitiva e com grande projeção para o Ituano” comentou o diretor Jhonatan Raffer. O técnico Luiz Antônio que está na base do Ituano desde 2014 quando comandou o sub 15 vai comandar a equipe. Em 2018, Luiz Antônio comandou o sub 20 e levou o Ituano até a 3ª Fase da competição. Naquele ano, o time base teve o goleiro João Victor, lateral Léo Duarte e zagueiro Bernardo que atualmente estão no elenco de profissionais. “O Ituano vai passar por uma reformulação muito grande. Em função da pandemia tivemos uma interrupção no trabalho. Vamos utilizar uma base do sub 17 que foi bem no Paulista 2019. Nos reorganizamos e estamos finalizando a montagem do elenco” explicou Luiz Antônio. O Sub 17 do Ituano em 2019 chegou as 4as de final do Paulista.

A categoria sub 20 do Ituano voltou a disputar o Campeonato Paulista em 2013. As outras duas categorias, sub 15 e sub 17, haviam retornado dois anos antes, após uma paralização de 4 temporadas. No retorno as atividades, Doriva foi o técnico na 1ª fase da competição e depois entregou a equipe para Vinicius Bergantin que levou o Ituano até as oitavas de final. Neste primeiro time estavam goleiro Ricardo, atualmente na Turquia, zagueiro Leo Santos, meia Guilherme e o atacante Marcão que foi o artilheiro com 7 gols. Clayson foi vice artilheiro com 4 gols. A melhor participação do Ituano foi chegar nas semifinais da competição. E foram duas vezes. Em 2014 com o técnico Vinicius Bergantin quando foi eliminado pelo Osasco Audax. Neste time o meia Guilherme foi o artilheiro com 12 gols e tinha entre os destaques o lateral esquerdo Renan e o meio campo Jair que está na Finlândia. A outra vez que chegou nas semifinais foi em 2019, na última participação. Sob o comando do técnico Zé Sérgio foi eliminado pelo Red Bull. Matheus Canhota foi o artilheiro do time com 8 gols e os destaques foram João Victor, Léo Duarte e Bernardo, hoje no profissional. Gabriel Barros também se destacou e atualmente está emprestado ao Flamengo do Rio de Janeiro.

Ainda por causa dos efeitos da pandemia, o Campeonato Paulista terá um formato diferente. Sem 1ª e 2ª divisões, as 54 equipes serão divididas em 9 grupos de 6 clubes, se classificando os três primeiros clubes de cada grupo. O Ituano está no grupo 5 com Atibaia, Capivariano, Desportivo Brasil, Guarani e São Bernardo. Na 2ª Fase os 32 clubes classificados serão divididos em 8 grupos de 4 clubes. A partir da 3ª Fase os 16 clubes disputam a competição em sistema de play off até a final marcada para o dia 22 de dezembro. “A pandemia atrapalhou muito as categorias de base. Não apenas no Ituano. Praticamente vamos começar do zero no sub 15 e sub 17. Perdemos muito com este período de inatividade. Estamos fazendo um acompanhamento físico e psicológico com todos os atletas para de alguma forma minimizarmos esse período sem atividades presenciais no clube” afirmou Jhonatan. Os grupos da competição ainda não foram definidos. A esperança é conseguir fazer um bom papel. “Vamos ter que pensar em colher os frutos lá na frente. Antes tínhamos um time bastante competitivo. Vamos a formação do grupo. Não dá para projetar onde podemos chegar. Reformular o time e formar os jogadores a curto prazo. Pensando o resultado médio prazo” afirmou Luiz Antônio. O diretor faz uma projeção realista. “Acredito que vamos precisar de alguns anos para recuperar este período provocado pela pandemia. Mas vamos voltar a ter uma equipe competitiva que o Ituano merece ter e sempre teve nos últimos anos, formando atletas para o futebol mundial”.

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP

Miguel Schincariol
Fotografia

30/junho