Sub 20 venceu o Corinthians e tem vantagem


20 de outubro de 2019 | Notícias

Canhota fez um golaço de fora da área de pé direito.

O Ituano começou a fase de quartas de final do Campeonato Paulista sub 20 com vitória. Venceu o Corinthians por 2×1 e leva vantagem de empate para o jogo da volta na próxima semana no Parque São Jorge. Após o jogo, alegria de todos pela sequência de terceira vitória seguida na competição e principalmente por derrotar o líder da classificação geral do campeonato. Mas, os dias que antecederam a partida não foram fáceis. “As últimas semanas tem sido difíceis. Primeiro teve aquele problema do sarampo e nesta semana a mudança de adversário na quinta à noite e principalmente de data. Nem tivemos tempo para trabalharmos para o jogo contra o Corinthians. Treinamos até quinta para enfrentarmos o Red Bull no domingo. Minha ideia era mudarmos o jeito de jogar, porque eles têm outro esquema tático, diferente do Corinthians. Assim mudei a forma de jogar, mas as alterações do onze já estavam programadas” explicou o técnico Zé Sergio. A definição do adversário e data só ocorreu na quinta à noite, após o julgamento do recurso do São Caetano contra o São Bernardo que utilizou jogador irregular. Se antes o Ituano enfrentaria o Red Bull no domingo, Zé Sergio e seus comandados tiveram apenas um treino leve na sexta para enfrentar o Corinthians sábado pela manhã. Estes fatores não impediram o Ituano de conquistar um bom resultado.

O Ituano começou melhor e com um time diferente. Léo Duarte mais a frente, Thiago Bianque jogando na direita e Guilherme Barreto entrando na lateral esquerda. O primeiro gol saiu justamente de uma boa jogada de Barreto. Ele fez um passe preciso no meio de dois marcadores e encontrou Canhota livre no meio. Quando chegou o zagueiro, ele cortou para o pé direito e bateu de fora da área. A bola chegou a bater na cabeça do Léo Duarte e entrou no ângulo. Antes do intervalo saiu o empate do Corinthians. O árbitro João Batista deu três minutos de acréscimo. O tempo se esgotou antes do escanteio. Ele autorizou a cobrança, houve rebote, novo cruzamento e na sequência saiu o empate com mais de um minuto além do tempo autorizado. “Sabemos da postura e da potência do Corinthians. A pressão deles era normal. Agora a doação que nossos jogadores tiveram, o comportamento tático que eles executaram, merece aplauso. Claro que houve aquela situação no final do primeiro tempo, que o árbitro deixou passar um minuto a mais do tempo de acréscimo. Mas nós também baixamos a guarda naquele momento que termina ou não termina. Com isso tomamos o gol. No segundo tempo mantivemos o mesmo ritmo, jogando no erro do adversário, sem ficar atrás. Claro que teve momentos que eles pressionaram e ficava difícil. Mas quando eles baixaram um pouco as linhas, atacamos e fizemos o segundo gol” comentou Zé Sergio.

Tanto que o Ituano continuou jogando bem e criando boas oportunidades de gol. Num destes ataques, falta na direita para o Ituano. Canhota bateu colocado e na cabeça de Léo Duarte que desta vez intencionalmente desviou e marcou o gol da vitória. Mesmo com a vantagem no placar, o Ituano não mudou a postura ofensiva e soube resistir aos ataques do Corinthians. Para o jogo o jogo no Parque São Jorge, Zé Sergio afirmou que manterá a mesma forma de jogar.  “Não vamos mudar jogando dentro ou fora. Jogamos com as características dos nossos jogadores que são ofensivos. Gabriel Barros, Canhota, Brinquedo e Geovane são ofensivos. Estamos formando jogadores com qualidade. Nosso trabalho é de formação. Imagine que se faço uma retranca para garantir o resultado, como vou pedir para o Canhota jogar aqui atrás. Ele foi determinado dentro das funções dele. Fez mais do que poderia ter feito. As trocas de posicionamento em campo, por exemplo do Leo com o Brinquedo. O poder de decisão é deles. São eles que jogam. Não vou tirar as características deles. O técnico só orienta dentro das dificuldades que eles vão enfrentando. Eu sou treinador a moda antiga”. Desta forma, o Ituano em casa venceu o São Paulo e empatou com o Palmeiras. E na semana passada venceu o Santos no Rei Pelé. No sábado, o empate classificará o Ituano para as semifinais do Paulista 2019.

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP

Diogo Reis
Fotografo

20/outubro